Mídias locativas e arte urbana no semiárido

Multiciência 17 fevereiro 2017



Gerar concepções que fomentem os espaços educativos e examinar o papel de dinâmicas não humanas, por meio das mídias locativas, foi o tema da dissertação "Cartografia Urbanográfica no Sertão do São Francisco: uma proposta infocomunicacional a favor da articulação de novos espaços de arte e educação" do professor Cecílio Ricardo de Carvalho Bastos, defendida na segunda-feira (13/02) no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus Juazeiro-Bahia.

O professor do curso de Jornalismo em Multimeios utilizou a metodologia da Teoria Ator-rede para analisar as mídias locativas e a interface da geolocalização. O resultado da pesquisa foi a criação de um mapeamento da urbanografia do Sertão do São Francisco. Narrativas orais e visuais concebidas foram realizadas, visando potencializar os fluxos do conhecimento em espaços livres.

A partir das particularidades culturais existentes, a pesquisa produziu um estudo sobre a arte urbana, averiguando parte do alcance das associações dos contextos criativos, das experimentações e criticidades, inclusive as que se referiram aos comportamentos transgressivos nas cidades.

A dissertação "Cartografia Urbanográfica no Sertão do São Francisco: uma proposta infocomunicacional a favor da articulação de novos espaços de arte e educação" foi orientada pelo professor Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

Por Andressa Silva, da Agência MultiCiência