DIREITOS HUMANOS NO VALE DO SÃO FRANCISCO

Multiciência 19 setembro 2017
Encontro acadêmico reunirá pesquisadores e estudantes para debater ações sócio jurídicas relacionadas aos Direitos Humanos no Vale do São Francisco

Discutir e identificar ações sociais e jurídicas relacionadas aos Direitos Humanos na região do Vale do São Francisco e proporcionar práticas de pesquisa e extensão universitária. Este é o objetivo do I SEMINÁRIO DE DIREITOS HUMANOS NO VALE DO SÃO FRANCISCO: diálogos interdisciplinares, que será realizado nos dias 5 e 6 de outubro, no Auditório Antônio Carlos Magalhães – ACM, Departamento de Ciências Sociais – DTCS, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus III, Juazeiro (BA).

O evento é uma ação extensionista com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, por meio do edital 036/2017. Inicia com a discussão sobre “Educação em Direitos Humanos: Perspectivas Interdisciplinares” com as professoras Maryângela Ribeiro de Aquino (DTCS III-UNEB); Ivana Silva Freitas (IFBA); Andreia Marreiro Barbosa (UESPI).

Na conferência de abertura, a palestrante Marília Lomanto Veloso (UEFS/MP-BA/Juspopuli) discute a temática “Direitos Humanos, Movimentos Sociais e Assessoria Jurídica Popular”, com a finalidade de demonstrar a importância dos estudantes de Direito conhecerem os instrumentos para garantir o acesso à proteção jurídica a todos os cidadãos.
Também haverá debate sobre “Direitos Humanos no Campo: a situação do Vale do São Francisco em Debate” com a participação dos professores Felipe Estrela de Carvalho (UNEB), Alberto Dias de Moraes – INCRA/FACAPE e de Mineia Clara, presidente da União da Associação do Vale do Salitre.

Na conferência de encerramento será discutida a temática da violência de gênero na perspectiva dos direitos humanos e a compreensão dos instrumentos jurídicos, com a participação da professora Marília Montenegro Pessoa de Melo – UFPE/UNICAP.

As inscrições podem ser feitas até o dia 02 de outubro, através do 
site https://direitoshumanosvsf.wixsite.com/sedh2017 com preenchimento de ficha de inscrição. São ofertadas 180 vagas, conforme disponibilidade do espaço. Todos os participantes terão direito a certificado com carga horária de 12 horas. A conferência é gratuita e aberta para estudantes universitários, pesquisadores e interessados na área. 

Informações: 74 3611-6219 / Ramal: 224
COORDENAÇÃO: Roviane Oliveira Santana



Por Andressa Silva
Agência Multiciência