“Desafios da Reportagem Especial” é tema de palestra com Alexandre Lyrio

Multiciência 26 setembro 2017
A arte da reportagem é buscar contextualizar os acontecimentos jornalísticos, de modo a transmitir a informação com abordagem mais extensiva. É enumerar, comparar, exemplificar, conduzindo quem lê ou assiste a compreender uma série de acontecimentos sobre um ou mais fatos. Num momento em que se proliferam conteúdos em diversas plataformas, desde a internet até whatsapp, muitas vezes vender um texto ou vídeo sobre algo se torna prioritário. Assim, a reportagem é um verdadeiro ato de resistência, pois oferece ao leitor e/ou internauta a possibilidade de esclarecer os fatos e refletir sobre eles. 

Para compartilhar a experiência da prática da reportagem, o jornalista Alexandre Lyrio participará do bate papo “Vida de Repórter: conversas sobre os desafios da reportagem especial” na próxima quarta (27), às 16h30, no Centro de Cultura João Gilberto. O evento é promovido pela Agência MultiCiência, com apoio do Colegiado de Jornalismo em Multimeios, do Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia, e parceria com o Fórum de Comunicação – FOCOM, da FASJ, e Centro de Cultura João Gilberto.                     

Alexandre Lyrio é formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).  Iniciou a carreira como repórter de esportes da TV ARATU (SBT). Depois, foi para o jornal Correio da Bahia, onde trabalhou na editoria de cidades e no suplemento especial Correio Repórter. Atualmente, é repórter especial do Correio

Em 2012, lançou O Terapeuta do Afeto, biografia do psiquiatra e cientista negro Juliano Moreira, fundador da psiquiatra nacional. Em 16 anos como jornalista, teve duas indicações ao Prêmio Esso de Reportagem e uma menção honrosa no Prêmio Wladmir Herzog de Direitos Humanos.

Além disso, venceu o Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo e o Prêmio AMB de Jornalismo. No ano passado, com a série Silêncio das Inocentes, conquistou o Prêmio Inma Global Media Awards, considerado o maior prêmio de mídia do mundo, na categoria "Melhor Ideia Para Aumentar a Leitura Digital". Na semana passada, pelo mesmo trabalho, foi indicado ao Prêmio Petrobrás de Jornalismo, cuja cerimônia de premiação acontece em 9 de outubro. 

A palestra é gratuita e aberta aos estudantes e profissionais da área. As inscrições são feitas no local do evento. 

Por Andressa Silva
Agência MultiCiência.