Encontro reúne estudantes dos cursos de Comunicação Social da Bahia

Multiciência 16 outubro 2017
O I Encontro dos Cursos de Comunicação Social da Bahia foi realizado nos dias 6 e 7 de outubro, na Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro. Sua realização funcionou como um preparatório para a realização do Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom Nordeste 2018.

O evento foi promovido pelo Colegiado de Jornalismo em Multimeios em parceria com o curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade do São Francisco (FASJ). Contou com a participação de representantes das Coordenações dos Cursos de Jornalismo em Multimeios da UNEB em Juazeiro; Rádio e TV de Conceição do Coité (UNEB); Relações Públicas de Salvador (UNEB); Jornalismo em Multimeios de Seabra (UNEB); Jornalismo em Vitória da Conquista (UESB) Publicidade e Propaganda (FASJ) em Juazeiro, além de representantes discentes.

Palestras, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos fizeram parte da programação. Em sua palestra a professora Aline Grego (UNICAP-PE) abordou os desafios e a importância de realizar a Intercom Nordeste, congresso regional com o maior número de inscritos dentre as cinco regiões do país, com ampla participação de estudantes, professores e pesquisadores no evento. Também destacou a diversidade dos trabalhos apresentados nos congressos regionais e a necessidade de reunir os Cursos de Comunicação do Nordeste, superando as fronteiras geográficas.

Foto: Divulgação

O Diretor Regional da Intercom, professor Juliano Domingues (UNICAP-PE) ressaltou que os encontros regionais são fundamentais para fortalecer a reflexão científica e acadêmica nas instituições de ensino. “Encontros dessa natureza oferecem oportunidades para que professores e estudantes apresentem resultados dos seus trabalhos de pesquisa, possam trocar experiências com pesquisadores de outras regiões do Brasil, estabelecer redes e cooperação”, afirma.
Após a palestra, os alunos participaram de um bate-papo com o jornalista Pablo Vasconcelos que falou das suas experiências na TV São Francisco, em Juazeiro, e nos programas televisivos Aprovado e Mosaico Baiano, da Rede Bahia, sobre o fazer jornalístico. Deu dicas de textos para a televisão e alertou os estudantes para a importância da boa relação entre repórter e cinegrafista. Egresso do curso de Jornalismo em Multimeios, Pablo destacou a satisfação de retornar à universidade sete anos depois de sua formação. “Adorei participar e falar da minha experiência de TV, rotina de trabalho, dos meus sonhos, desafios que enfrentei e poder motivar os estudantes a seguirem na carreira e se apaixonarem pelo jornalismo. Saber que eu posso contribuir para isto é de valor inestimável.”

Pablo Vasconcelos em bate-papo com os estudantes
Foto: Beatriz Braga

No segundo dia, houve a apresentação dos Relatos de Experiências de Práticas Laboratoriais dos estudantes e graduandos. À tarde, aconteceram oficinas e minicursos de Produção de TV com a jornalista Elizângela Amorim e o jornalista e professor da UNEB, Nilton Leal; Assessoria de Comunicação Governamental, com a jornalista Karem Moraes; Artigo Científico, com a jornalista Gabriela Lapa e e Relatos de Experiência, com as jornalistas Raiane Sousa e Juliana Magalhães.

Minicurso sobre Artigo Científico
Foto: Jaislane Ribeiro

Minicurso sobre Assessoria de Comunicação Governamental
Foto: Jaislane Ribeiro

           O I Encontro dos Cursos de Comunicação Social da Bahia teve o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UNEB por meio do Edital 036/2017 voltado para ações extensionistas desenvolvidas na universidade.


Intercom Nordeste 2018

Desigualdades, Gênero e Comunicação será o tema debatido no evento. Para Aline Grego, Diretora Regional da Intercom 2014-2017, esse tema foi escolhido devido a importância de discutir a realidade brasileira, diante de "um país extremamente desigual, não apenas socioeconomicamente, mas de oportunidades, de tratamentos, inclusive regionais. "Se referindo à questão de gênero, a desigualdade é ainda mais avassaladora. A homofobia, que, muitas vezes, é velada, precisa ser discutida”, declarou.
Estudante do sexto período do Curso de Jornalismo em Multimeios da UNEB em Juazeiro, Esther Santana pretende apresentar um trabalho experimental na Intercom Nordeste 2018, e está na expectativa para o evento. “Estou entusiasmada, principalmente porque é a minha universidade que vai sediar o evento. E também bastante apreensiva, mas, me informando sobre o sistema político atual e o novos modelos de comunicação, para melhor compartilhar com meus colegas e demais estudantes do nordeste que irão participar” planeja.
Já Poliana dos Santos, que está no primeiro período do mesmo curso, não conhecia a Intercom mas agora mantém boas expectativas para o evento. “Não tinha conhecimento, até ver a repercussão na faculdade. Estou adorando esse movimento, sei que vai haver muita interação entre os estudantes” disse.

Por Gislaine Milca
Agência Multiciência