Gestão de pessoas é desafio para empresas

Multiciência 06 agosto 2018


Em tempos de crise financeira no mercado de trabalho, quem tem uma empresa e deseja vencer a crise precisa investir em alternativas como soluções inovadoras para os negócios ou aperfeiçoar o processo de gestão organizacional. O principal passo é valorizar o relacionamento e a gestão pessoal. Este foi o tema discutido pelo palestrante e diretor da Icofort, Osvaldo de Souza, em palestra realizada pela UNINASSAU no final de julho.

A gestão de pessoas pretende estimular o desenvolvimento dos colaboradores, buscando a melhoria e a otimização das competências e habilidades, inclusive no âmbito pessoal como guiar os profissionais para que cresçam na sua carreira. Durante a palestra, foram demonstrados exemplos de superação e realização pessoal a partir de relatos de pessoas que trabalham na empresa. O empresário esclarece que o objetivo de uma empresa não é ter um número elevado de colaboradores, mas capacitar, incentivar, e melhorar o quadro profissional existente, visando transformar, futuramente, em líderes alinhados às necessidades e melhoria organizacional.

“Deve haver engajamento da equipe e o gestor deve procurar criar uma cultura de confiança para que todos tenham o êxito em conquistar o objetivo proposto. A gestão de pessoas possibilita o aumento da rentabilidade, bem como a flexibilização do processo de comercialização”, afirma Osvaldo. Ele defende ainda que a gestão de pessoa permite identificar técnicas e estratégias de relacionamento com o cliente, assim como conhecimento das características e hábitos de consumo.

A confiança do funcionário com a empresa também é algo importante. “Quanto mais o funcionário confia na empresa, maior é a satisfação do cliente. Tem uma lenda em Petrolina e Juazeiro que o atendimento é péssimo, porque será minha gente? Será que as pessoas são felizes nas empresas em que elas trabalham? Será que é treinamento mesmo? Daí se contrata um plano de treinamento e não resolve nada, porque não encontrou a causa do problema. Talvez o próprio gestor não esteja satisfeito de estar ali, ou seja, o problema da região não é a ausência de treinamento, e sim discutir com a equipe sempre que possível para estabelecer uma base de confiança dentro do ambiente de trabalho”. 


Ter um bom plano de carreira também é importante, pois garante que os investimentos darão o retorno necessário para capacitar o colaborador, explorar o potencial da sua equipe e estimular e trocar ideias. Fazer pesquisas de clima organizacional e conversar com sua equipe são estratégias que devem ser adotadas pelas empresas. 

Osvaldo também deu dicas para quem quer construir uma carreira profissional no Vale do São Francisco. “A grande sacada de tudo que a gente conversou hoje é a pessoa ser  o protagonista da própria carreira e tratar como um negócio”.

Como tendência atual, o gestor precisa se acostumar a promover intercâmbio, inovação, empreender nas redes sociais, desenvolver seu trabalho com competência e pensar também na satisfação dos funcionários no trabalho, como recomenda o Giftwork.

“O gestor que decide investir no colaborador também promove o crescimento da empresa. As pessoas que trabalham felizes rendem mais, desenvolvem muito mais em prol da empresa. Foi por isso que abordamos essa temática porque achamos bastante pertinente para estudantes e profissionais que querem trabalhar dessa forma”, declara  Kelly Ferreira, coordenadora de pós-graduação da UNINASSAU/Petrolina. 
      
Para a estudante Vanessa Valéria de Souza, a palestra contribuiu bastante para sua vida acadêmica e profissional, e considera a importância de tratar sobre o tema. “Trouxe conhecimento, principalmente porque estou indo para o sexto período do curso de administração, então é importante a instituição estimular a gente para o mercado de trabalho. Às vezes, ficamos meio perdidos, porque a gente conclui o ensino médio, entra na faculdade e discutir a realidade ajuda a tomar uma decisão sobre que rumo queremos seguir”, afirma a estudante.

Diante de um mercado competitivo, a gestão de pessoas se destaca no mundo empresarial e de relacionamento pessoal. Administrar pessoas e potencializar o desempenho de quem faz parte de uma empresa se tornou um diferencial competitivo.
Repórteres: Patrícia Rodrigues/Moisés Cavalcante