Convivência, Educação e Gênero são temas de livros lançados no WECSAB

Multiciência 04 outubro 2018

      A primeira noite (03/10) do VIII Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro foi marcada pela apresentação do espetáculo Batuques, da Cia Balançarte, e o lançamento de livros com temas vinculados à convivência e pertencimento com o semiárido, formas de educar e ideologia de gênero.
            O espetáculo Batuques foi criado a partir de pesquisas sobre as identidades do povo negro, trazendo a dança como forma de conhecimento e a arte dentro do ambiente acadêmico. O grupo Balançarte, do diretor-geral Marcos Aurélio, está na estrada há dois anos e vai estar presente durante todo o Wecsab.
           Já os livros lançados abordaram experiências e inquietações de diversos pesquisadores que discutem a convivência com o semiárido, educação e ideologia de gênero, como “Paradigma Cultural II: Gênero, Educação, Trabalho e Etnias”, de autoria de Carla Conceição da Silva Paiva e Edonilce da Rocha Barros; “Educação” e o “Gênero e Diversidade Sexual: Fabricação das Diferenças no Espaço Escola”, de Pedro Paulo Souza Rios e Alane Martins Mendes.

A obra “Paradigma Cultural II: Gênero, Educação, Trabalho e Etnias” aborda a formação de profissionais da educação quanto a temáticas sobre relações de gênero, etnias, sexualidade e formas de pensar como a nossa sociedade tem se portado em relação a essas questões. Na mesma linha “Educação, Gênero e Diversidade Sexual: Fabricação das Diferenças no Espaço Escolar” propõe uma reflexão acerca das questões de gênero e temas relacionados à educação, sexualidade, currículo, feminismo e semiárido.
Já o livro “O Sertão que a TV não Vê: o jornalismo contextualizado com o semiárido brasileiro”, de Fabíola Moura Reis Santos, é fruto de 13 anos de vivência e discussão sobre como a mídia representa o semiárido. A autora propõe uma reflexão do exercício do jornalismo e uma representação mais próxima da realidade multicultural da região. Essa diversidade de olhares sobre o semiárido também foi abordada na obra “Convivência e Cidade: Questões do Verde Urbano no Semiárido Brasileiro”, de Luzineide Dourado Carvalho, que volta o olhar para a recente constituição do cenário semiárido urbano.
     “Território Tradicional de Fundo de Pasto de Bruteiro e Traíra: Territorialidades Contemporâneas e as Lutas pela Reapropriação Social da Natureza”, de Adriana Olívia da Silva, é resultado de uma pesquisa do mestrado com foco na necessidade da reapropriação social da natureza junto com os povos para proteger o Território e as territorialidades das comunidades de fundo de pasto.

     Os livros “Nas EntreLinhas da Educação: Reflexão, Dilemas e Perspectivas”, de Rosiane Rocha Oliveira Santos e o “Designare: Pontos Artístico / Educativas”, de Flávia Maria de Brito Pedroza Vasconcelos, mostram a importância do aprendizado. No “Designare: Pontos Artistico/Educativas”, é construído um olhar critico sobre o saber desenhar na contemporaneidade em pontes do Brasil a Portugal. Já “Nas EntreLinhas da Educação: Reflexão, Dilemas e Perpesctivas”, foi uma elaboração de programa de mestrado e produções de artigos que mostra a educação dos povos do estado do Piauí.
        A obra “Educação e Contextualização: Reflexões de um Saber-Fazer Coletivo”, de Edmerson dos Santos Reis, Adma Hermenegildo Rocha, Edilane Carvalho Teles, Francisca de Assis de Sá, destaca o protagonismo infantil nos assentamentos dos trabalhadores rurais sem terra e a necessidade de construir e utilizar livros didáticos mais contextualizados com a realidade dos sujeitos do processo educativo.
            A noite foi encerrada com o lançamento do E-Book, “Rio São Francisco: Viagem às Cidades Ressurgidas (Pilão Arcado, Casa Nova, Remanso e Sobradinho)”, de Márcia Guena do Santos, fruto de um trabalho na disciplina Fotojornalismo, com os estudantes de pedagogia da Uneb-Campus III. O livro mostra a realidade das cidades alagadas de Casa Nova, Sobradinho, Pilão Arcado e Remanso, localizadas no Norte da Bahia, e como ressurgiram com a forte seca que assolou a região.

              Os livros que foram lançados estarão à venda durante todo o Workshop e podem ser comprados na sala do PPGESA, no Campus III da Uneb, em Juazeiro.
Mais informações disponível no site:https://wecsab.wixsite.com/2018

TEXTO: Kassia Emanuela
FOTOS: Renilson da Silva