Green Book - O Guia no combate ao racismo

Multiciência 21 abril 2020


Lançado em 2018 e vencedor do Oscar e Globo de Ouro em 2019, Green Book - o Guia é um filme de comédia dramática dirigido por Peter Farrely e protagonizado pelos atores Mahershala Ali e Viggo Mortensen.

O roteiro da obra cinematográfica é baseado em uma história real e tem como enredo a viagem do pianista afro-americano Don Shirley (Mahershala Ali) e seu motorista Tony Vallelonga (Viggo Mortensen) pelo sul dos Estados Unidos (EUA). O ano é 1962 e o país enfrentava um período de segregação racial. 

O título do filme é uma alusão ao guia de viagem escrito por Victor Hugo Green que indicava locais como hotéis e restaurantes que aceitavam turistas negros em terras sulistas dos EUA. Os nomes dos personagens principais não foram alterados, o que deixa o telespectador livre para se aprofundar ainda mais na história de vida dos personagens e entender melhor o contexto político no país.

Green Book- o guia te deixa pensativo por algum tempo após terminar de assisti-lo. Abordar o racismo não é fácil, mas Farrely utilizou do estilo dramático com toques humorísticos em vários momentos no seu longa-metragem, deixando o filme leve e interessante de assistir. Além disso, a obra cinematográfica transmite uma bela mensagem para seus telespectadores, de que todos devem aceitar a si mesmo e o outro da forma que ele é, e que a imposição cultural é um caminho certo para a infelicidade. O filme tá disponível nas plataformas de streaming Globo Play e My Family Cinema. Vale a pena conferir.



Por Vanessa Ramos, graduanda em Jornalismo em Multimeios e cinéfila.