Projeto estimula práticas lúdicas no ambiente hospitalar

Multiciência 06 maio 2020


Espera pelo atendimento médico em locais com pouca infraestrutura ou conforto. Angústia, o medo e o cansaço, inevitavelmente, passam a fazer parte da rotina de quem precisa viver o cotidiano de um hospital. Se para um adulto não é fácil essa situação, imagine para uma criança que, desde pequena, precisa de atendimento hospitalar e enfrenta problemas de saúde?

Essa é a situação de muitas crianças nos hospitais brasileiros. O Hospital da Criança de Juazeiro em parceria com o Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através do projeto “Práticas Lúdicoeducativas em Ambiente Hospitalar”,  procura minimizar e transformar esse cotidiano com risos, brincadeiras e distração para os pequenos. Atualmente, o projeto foi interrompido temporariamente por causa da pandemia do Covid-19 para atender as normas de segurança hospitalar, mas o projeto rendeu bons frutos como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Eliane Pereira de Sena que desenvolveu um projeto de intervenção pedagógica com a prática da fotografia. 
Coordenado pela professora e Mestre em Inovação Pedagógica em Educação, Antoneide Silva, o projeto reúne alunos do curso de Pedagogia e de Jornalismo da UNEB - Campus III. Juntos, eles promovem momentos de interação com as crianças, que incluem música, jogos, brincadeiras e o contar histórias, incentivando-as nos caminhos da leitura e da imaginação. “É importante garantir um momento de recreação e ludicidade à criança, além da possibilidade dela continuar os estudos, mesmo estando hospitalizada. Tudo é feito visando a humanização dos espaços hospitalares, auxiliando no processo de desenvolvimento da criança”, afirma Antoneide. A pesquisadora acrescenta que a atuação do projeto visa a ludicidade e não o desenvolvimento escolar. Isso porque o hospital onde o projeto atua as crianças estão em situação de baixa complexidade, ou seja, apresentam patologias mais simples que não exigem hospitalização prolongada. 

Eliane Pereira de Sena foi voluntária do projeto ainda na graduação. Durante esse período da vida acadêmica, ela ficou grávida. Apesar de vivenciar a alegria com o nascimento da segunda filha, passou por momentos difíceis que exigiram maior cuidado. Esse episódio foi definidor para a sua vida. Ela relembra que, naquele momento, “caiu a ficha” e resolveu qual pesquisa queria fazer para o Trabalho de Conclusão de Curso. “Busquei nesta intervenção contribuir de maneira eficaz e afetuosa em atividades que fizessem a diferença na vida das pessoas e na minha também”, afirma.
O trabalho de conclusão no curso de pedagogia constituiu em uma exposição fotográfica e inclui um memorial com um relato científico das experiências vividas na instituição. Eliane retrata, por meio das imagens fotográficas, os momentos de interação entre os colaboradores e os pacientes, a situação das crianças, dos acompanhantes, os momentos de lazer, ressaltando sempre a importância da pedagogia social no ambiente hospitalar: “Procurei explorar os mecanismos da pedagogia social como inclusão, destacando o processo educativo através da humanização, coletividade, ludicidade e pedagogia hospitalar sob meu olhar através das lentes de uma câmera fotográfica”, conta.
Para a orientadora do TCC, a professora Antonilde Almeida, o trabalho de Eliane demonstrou a importância das práticas lúdicoeducativas como possibilidade de transformação e melhoria física e psicológica das crianças em atendimento hospitalar: “Essa orientação foi muito importante para mim. Foi possível, e de forma bastante clara, perceber o quanto as crianças se sentiam transformadas durante o desenvolvimento das atividades realizadas pelo projeto”.
Ela acrescenta que o projeto busca conduzir as questões pedagógicas nos espaços de ambientação não escolar para que as crianças se disponham a brincar, mesmo estando em um espaço hospitalar: “A ideia é promover ambientes de ludicidade que separe a criança da ideia de que ir ao médico representa doença e dor”.

Por Rafhael Nobre, graduando em Jornalismo em Multimeios.
Fotos: Eliane Pereira Sena

Confira as fotos: