Jesus: a experiência humana

Multiciência 05 dezembro 2020

Estou a ler "JESUS, a experiência humana" do amigo poeta cordelista, Varneci Nascimento.
Assim como a poesia não  admite lantejoulas, esta obra de Varneci, estreante na prosa, dispensa maiores adereços  ou rebuscamentos acadêmicos,  pois o estilo peculiar do poeta nos toma com facilidade e o tema e o personagem deste livro são  fascinantes. Não  é  trabalho de pesquisa científica,  mas um deitar de olhar do autor sobre um dos grandes avatares, senão  o maior, que já  passou sobre a face da terra, independentemente das controvérsias  sobre sua existência  real.

Seja você  cristão  ou não,  agnóstico  ou ateu, certamente gostará  deste livro, que traz narrativas com ponto de partida nas Escrituras (Bíblia Cristã) bordadas pelas impressões pessoais do autor a nos mostrar um Jesus cheio de compaixão pelo semelhante, causador de admiração  e encantamento a todos que puderam e ainda têm  interesse e ou curiosidade de conhecer sua mensagem de amor, alegria e esperança.  Enfim, um Jesus humano.

O autor, Varneci Nascimento é  de Banzaê/BA. Poeta cordelista, graduado em história, herdou do pai a facilidade de produzir versos, rimá-los, tratá-los com carinho e sutileza. Varneci, que já  foi premiado duas vezes pelo Ministério da Cultura, ministra oficinas e palestras sobre Cordel e é autor de mais de duzentas obras nesse gênero, tendo publicado seus livros pelas editoras Luzeiro, Panda Books e Nova Alexandria. Das suas obras em cordel destacam-se O Massacre de Canudos, O Pequeno Polegar, A Escrava Isaura (adaptação  para cordel), Visita de Lampião  a Padre Cícero  no Céu,  e os campeões  de vendas, Pergunta Idiota Tolerância Zero e Os Dez Mandamentos do Preguiçoso. Lançou  pela Editora Areia Dourada: Para Refletir e Gargalhar, O Encontro dos Diferentes e Entre Lágrimas  e Sorrisos. 

JESUS, a experiência  humana é sua primeira publicação em prosa e, conforme o autor, este é  um livro "que se propõe  mostrar Jesus como o poeta do amor e da alegria. O leitor se encantará  e se sentirá  envolvido na viagem singular deste Galileu, capaz de se compadecer com as dores dos outros, para os quais tinha sempre uma palavra de conforto"

Recomendo. Adquira um exemplar acessando o site:  https://pag.ae/7WozicAps

Por Aldy Carvalho, poeta e cantador pernambucano radicado em São Paulo