Conheça sobre a Variante P1 da Covid-19

Multiciência 02 junho 2021


O Brasil atingiu a marca de mais de 450 mil mortos pela Covid-19. Se não adotar medidas mais restritivas, o país pode se tornar celeiro de novas variantes do coronavírus, como exemplo a recente descoberta na Índia. Em Juazeiro, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou a circulação da variante P1, do vírus Sars-Cov-2, mesma variante que circulou no início do ano na cidade de Manaus, região Norte. 

Proliferação de novos casos, medidas de restrição não respeitadas, falta de sequenciamento do vírus e vacinação lenta só fazem agravar ainda mais a situação e se tornar um ambiente propício para novas variantes. Como é o caso da variante de preocupação, A P1, como foi batizada no meio científico. Ela tem uma capacidade de infecção até 2,2 vezes maior do que o vírus que circulava por aqui em 2020. Ela também dribla os anticorpos adquiridos por quem já teve Covid-19, provocando um percentual de reinfecção que varia entre 25% e 61%. Há ainda indícios de que a nova variante também é responsável por um número maior de pacientes jovens que desenvolvem a forma grave da doença. 

Para saber sobre essa a variante P1, confira a entrevista com Thiago Gräf, pesquisador da Fiocruz/Bahia, e estudioso do tema, em entrevista exclusiva para Agência MultiCiência. 


Produção e Reportagem: Kássia Varjão, estudante de Jornalismo em Multimeios.