Pesquisadores de instituições de ensino da Itália, Moçambique, Chile, México participaram da "II Semana da imersão total em Aprendizagem Solidária GloCal", que aconteceu junto com o XI Workshop de Educação Contextualizada com o Semiárido (WECSAB), e compartilharam experiências na prática da aprendizagem solidária.
Residente na cidade de Juazeiro há pouco mais de um mês, a pesquisadora da Universidade da Dinamarca e estudante intercambista italiana Cláudia Santisa, ressalta a importância da aprendizagem solidária realizada no CAPS e centros de saúde mental e o exercício de aprender junto com a comunidade local. “Realizamos um trabalho que é dividido em algumas partes, o primeiro é o período de formação, um diálogo intercultural. A segunda é o período de observação, pois um dos principais pontos da educação solidária é ouvir a necessidade da comunidade. Nós não chegamos aqui como se já soubéssemos de tudo, ensinamos e aprendemos com a comunidade”.
Cláudia destaca a importância deste trabalho com a aprendizagem solidária na sua formação como psicóloga social. Na Itália, os alunos realizam poucos estudos práticos, o que é transmitido em salas de aula é a parte teórica. Motivada em adquirir essa experiência se juntou com mais cinco amigos da Universidade da Dinamarca e vieram vivenciar a experiência de intercambio no Vale do São Francisco, após ter conhecimento do trabalho realizado pelo professor Dr. Nicola Adrian, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Hoje, realiza seu trabalho também com o apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), apoiando a comunidade no processo de conscientização da importância de discutir saúde mental.
Assim como Cláudia, Fernando Muzime não tinha muito conhecimento do que em tese se tratava a educação solidária. Professor há 10 anos, realiza seu trabalho em Moçambique, seu país natal, suas práticas não eram denominadas por ele como “Aprendizagem Solidária”. Porém, ao tomar conhecimento do trabalho realizado aqui na região do Vale do São Francisco que soube identificar como solidário o trabalho que realizava nas suas oficinas. A partir disso, decidiu vir à cidade de Juazeiro/BA participar do XI Wecsab, no qual um dos principais temas discutidos foi a imersão total em aprendizagem solidária.
Um dos principais instrumentos para a mudança de mundo é a educação. Compartilhar conhecimentos, produzir conteúdos de forma didática e repassar essas informações para a comunidade externa é uma das formas de contribuir para a melhorar os indicadores da educação no Brasil. Os trabalhos que os intercambistas realizam nas comunidades locais promovem a integração e harmonia social, promovendo um diálogo intercultural e contribuindo para reduzir as desiguldades sociais.
Por Paloma Cristina, estudante de Jornalismo em Multimeios