Jovens apostam em inovação no Vale do São Francisco

Multiciência 14 dezembro 2023

Jovens visionários lideram uma revolução inovadora, com a mente inquieta e energia inabalável, desempenhando um papel fundamental na construção de um futuro promissor. Eles colaboram, compartilham conhecimentos, derrubam barreiras tradicionais e buscam soluções inovadoras, engajados nas oportunidades. 

Um exemplo inspirador dessa inovação pode ser encontrado em um pequeno espaço de Coworking na cidade de Petrolina-PE. Aos 16 anos, quando estava no ensino médio, Jonatas Araujo Matias, foi convidado para participar de um concurso na Campus Party, festival de tecnologia, empreendedorismo e ciência, que abriu oportunidades para o início da sua trajetória no rumo de Startups e empreendedorismo. "O propósito do evento era nos desafiar a solucionar problemas referente ao Agronegócio,e  nós que trabalhamos em startups somos extremamente fascinados em solucionar problemas e é isso que me define. Esse foi o pontapé inicial na minha trajetória inovadora que domina o vale do São Francisco’, afirma Jonatas. Hoje, aos 19 anos, ele é um jovem que está inserido na cultura de inovação e tem uma agência de marketing focada para pequenos e médios negócios.

 Jonatas Araújo Matias ao lado esquerdo, recebendo o prêmio Campus Party. Arquivo Pessoal. 


O Vale do São Francisco tem potencial para criar polo de startups e sistemas de tecnologia principalmente para o agronegócio, pois conta com parceiros como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). As instituições atuam para unir jovens e agricultores por meio de startups que solucionam problemas que afetam a cadeia produtiva, através de polos tecnológicos de agronegócio e aplicativos que facilitam a certificação para os pequenos e médios produtores que queiram exportar.

Essas ideias nascem de uma geração de jovens que utilizam da tecnologia como ferramenta de transformação.Contudo, a implementação de pólos tecnológicos e de startups no Vale do são Francisco ainda enfrenta dificuldade com relação à acessibilidade da sociedade.

“Infelizmente muitas pessoas não têm acesso ao lado inovador ,mas isso tem caminhado para mudar de uns anos para cá , sinto novos olhares para esse lado transformador e revolucionário das startups’’, conclui Jonatas ao explorar novas perspectivas de futuro para o sistema tecnológico. 

Jonatas ministra palestras de desenvolvimento e startups voltada para o Agronegócio. Arquivo Pessoal.



Além da empresa de marketing, Jonatas é uma jovem liderança do Inova Petrolina, onde participa de uma comunidade de Startups no Vale do São Francisco, atuando como consultor de inovação em alguns eventos do Sebrae e faz a gestão das startups a Valenet e a Cistech monitoramento inteligente. 

Cultura de inovação

No entanto, a inovação não se limita apenas à tecnologia, a juventude promove  a diversidade e a inclusão em todos os aspectos da sociedade, como na inovadora proposta de Pedro Lourenço,morador de Juazeiro-BA . Aos 19 anos, o jovem teve oportunidade de participar de uma simulação online das Organizações das Nações Unidas(ONU). 

A  proposta do projeto é expor os participantes ao ambiente diplomático, entendendo o funcionamento das organizações internacionais e permitindo aos estudantes de qualquer lugar do mundo possa colocar em prática as diversas teorias dentro do campo das relações internacionais, ciência política, diplomacia e direito. Pedro sentiu a carência de diversidade étnico-racial no ambiente. "É um ambiente de pessoas brancas, elitizadas europeias e americanas, há uma carência de brasileiros nesses lugares e os poucos que tem são elitizados, são simulações restritivas financeiramente".


Diante da pouca diversidade e oportunidades restritas, Pedro decidiu então criar o Instituto Jovem Brasileiro que é uma instituição que leva jovens brasileiros baixa renda para as maiores simulações da ONU do mundo, como simulação da ONU de Harvard, Yale, MIT, Stanford, Cornell e outras, de forma gratuita, que já acumulou mais de R$40 mil em bolsas de estudo. Atualmente, também promove a própria simulação da ONU virtual focado no público brasileiro e publica quinzenalmente uma newsletter intitulada "Mu News" sobre simulações da ONU, geopolítica, história e humanidades. 

"A necessidade de quebrar essas barreiras e ver estudantes de baixa renda em grandes destaques e podendo participar de simulações e experiências fora do país foi o que me motivou, pois para ir aos eventos as agências cobram de $1000 até $3000 reais já nos do instituto conseguimos facilitar à gratuidade para jovens de menos condições financiáveis através de bolsas de estudos que são pouco divulgadas e conhecidas."- conclui Pedro. 

A revolução inovadora liderada pela juventude não é apenas um fenômeno local, mas global, ideias e iniciativas estão se espalhando e conectando jovens de diferentes partes do mundo que compartilham a mesma paixão pela inovação. No entanto, essa revolução não está isenta de desafios. A falta de recursos, acesso desigual à educação e resistência de alguns setores da sociedade são obstáculos que a juventude enfrenta. 

Entretanto, esses desafios os motivam a serem ainda mais inovadores e resilientes. A juventude tem uma força poderosa no cenário da inovação, como a rede de apoio criada por Artur Cisneros, Coordenador do Curso de Economia da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). O professor desenvolve projetos que buscam uma gestão mais focada em inovação e gestão de negócios. 

"No Vale do São Francisco a inovação já está presente em vários seguimentos, através de nossos jovens principalmente nas universidades, projetos estão encaminhados para que partes como sustentabilidade no agronegócio, ou criar ferramentas para que oportunidades sejam fornecidas para mentes inovadoras, o jovem de hoje tem utilizado as redes de tecnologia como apoio de grandes inovações e visibilidade para novos campos de atuação não só na agricultura," afirma o economista. 

Artur Cisneros coordenador do Curso de Economia da Facape


O apoio ao jovem inovador é fundamental para promover o desenvolvimento econômico e tecnológico de uma sociedade. Investir em programas, incentivos e recursos que estimulem a inovação entre os jovens pode levar a avanços significativos em diversas áreas. Isso não só impulsiona a criatividade e o empreendedorismo, mas também cria oportunidades de emprego, fortalece a competitividade e contribui para soluções inovadoras em desafios globais e incentiva os jovens a construir um futuro próspero e sustentável.