Jovens decidem apostar em empreendedorismo cultural

Multiciência 11 dezembro 2023

O empreendedorismo cultural é uma forma de negócio que se baseia na criatividade e no talento humano, no qual os princípios-chave são a experiência sensorial, a sensibilidade artística, o lazer e o entretenimento. Em Juazeiro e Petrolina, empreendedores na área da cultura encontram um solo fértil para produção e comercialização de seus produtos em busca de geração de renda. 

O poeta e influencer nascido no sertão nordestino, Rodrigo Frazzão, acredita que a cultura é uma forma de manifestar a ancestralidade e o pertencimento. “A cultura é importante porque nos faz pertencentes a um espaço, lugar, e mantém as tradições”, diz. 


Foto: arquivo pessoal. 



Aos 28 anos, Netão Ribeiro, artista audiovisual natural de São Raimundo Nonato, interior do Piauí, acredita no empreendedorismo cultural como forma de ‘salvação’ das pessoas, através da arte. Essa salvação, segundo ele, se dá pela valorização, a partir de políticas públicas e de assistência profissional aos artistas empreendedores para que possam se dedicar às produções, e não somente às questões administrativas. “Quando se pensa em empreendedorismo cultural, é nessa perspectiva de que os artistas precisam ser salvos, para então produzir artes que salvem outras pessoas”, declara. 

O território banhado pelo rio São Francisco, onde é possível encontrar cultura nas mais diversas formas e estilos, tem potencial para se tornar referência no setor cultural. É o que pontua Ita Alves, de 28 anos, que é produtor cultural, ao ser questionado sobre projeções futuras para a região. 

O jovem empreendedor de Petrolina ressalta porém que, para que o Vale possa se consolidar como um polo de cultura, é preciso que haja valorização dos artistas, sobretudo dos artistas jovens. “A gente está com uma mina de ouro na mão para a

produção cultural, o que precisa mesmo é investir e incentivar o banco de talentos que a gente tem, e explorar mais os espaços para fazer essas produções.” 

Empreendedorismo entre jovens 

Dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada no primeiro trimestre de 2023, apontam que a taxa de desemprego entre jovens de 14 a 24 anos aumentou, levando em conta o 4º trimestre de 2022 e o 1º trimestre deste ano, ficando em 33,1% entre 14 a 17 anos, e em 18% de 18 a 24 anos. 

Ainda, segundo dados do relatório Education at a Glance, realizado em 2022 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é o segundo país, de um total de 37 analisados, com maior proporção de jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que não estudam e não trabalham, estando atrás apenas da África do Sul. 

Os dados evidenciam o desemprego e a evasão escolar que afligem a população jovem do país, e que, aliados ao desejo de independência financeira e busca pela autonomia no trabalho, fazem muitos jovens irem para o empreendedorismo. É o caso de Netão Ribeiro, artista visual que veio para Petrolina em busca de maiores oportunidades de estudo e trabalho. 

Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Ribeiro, que também é professor, conta que chegou ao empreendedorismo através da potencialização da sua arte, mas a atuação profissional se deu a partir da inserção na universidade. Ele alerta para o risco de adotar um discurso meritocrático, apontando que não se deve enxergar o empreendedorismo, mas devem ser dadas oportunidades iguais para todos. 

No entanto, há jovens que veem no empreendedorismo a sua paixão, a sua vocação, e aliam-nas à necessidade e à conjuntura do mercado cultural, marcada pela desvalorização da arte como um todo, como ressalta Ita Alves. Graduado em Publicidade e Propaganda, ele conta que a ligação com o empreendedorismo sempre foi forte em sua vida. “Desde muito novo sempre fui muito ligado a essa movimentação, de fazer o meu próprio negócio e fazer meu próprio dinheiro. Só que não era formalizado”. 

Dicas para empreender 

Para quem deseja empreender, é necessário conhecer instituições que possam apoiar o modelo de negócio que deseja empreender, pois o empreendedorismo é marcado por muitos desafios. Dono da Fexô, empresa de divulgação cultural, Ita Alves elenca três principais dicas para quem está passando por esse momento: 

“A primeira dica é estudar sobre produção cultural. Não precisa fazer um curso de produção cultural, no caso, mas ler e estudar. Tem vários livros que ajudam a entender o segmento. A segunda é procurar o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para orientação técnica e para saber como planejar. A terceira dica é vivenciar todas as possíveis culturas que estão presentes no meio que a pessoa vive, para entender as narrativas daquela sociedade”, orienta.

Foto: arquivo pessoal. 



Para Rodrigo Frazzão, a internet é a principal forma de empreender no ramo da cultura, pois possibilita muita visibilidade, troca de experiências e criação de networking. Além disso, ele vê como importante o próprio empreendedor se enxergar enquanto produtor e artista. “Quando você valoriza a sua arte, começa a cobrar o valor devido. É importante também expor, pois é preciso aparecer para que as pessoas saibam que você existe.” 

Ribeiro defende que, para começar a empreender culturalmente, é necessário estar alinhado com a ideia de que o planejamento e a estratégia são essenciais para obter sucesso, como também ter um caixa para investir inicialmente. “É preciso tentar sempre fazer um plano de negócio, usar estratégias de venda, buscar se especializar, e também ter um capital para começar”, indica. 

Ele defende, contudo, a ideia de que a comunicação oral, fora da internet e de outras mídias, também funcionam bem nas vendas, pois chegam a todos, sem distinção. “Gosto de pensar que o físico, que o ‘boca a boca’ ainda funcionam”. 

Foto: arquivo pessoal. 



Para saber mais sobre o Sebrae e começar a empreender, acesse o site: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/.


Por Ana Beatriz Menezes, estudante de Jornalismo em Multimeios.