Estudante bolsista de iniciação científica da Uneb tem projeto premiado e participa da 77ª reunião da SBPC, em Recife (PE)

MultiCiência 18 julho 2025

A estudante Cibelle Vieira, do 6º semestre do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro (BA), esteve presente na Jornada Nacional de Pesquisa, sendo a única representante do Campus III a participar da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Recife (PE), na última semana, entre os dias 13 e 19 de julho. A discente foi laureada na Jornada Científica da Uneb, no ano passado, com a pesquisa “Análise da Representação do Semiárido Brasileiro na Websérie ‘Contando o Rio Opará – História para Navegar’”, na área de Ciências Sociais. O estudo foi reconhecido como um dos três melhores da edição e, como prêmio, Cibelle pôde apresentá-lo na 77ª Reunião da SBPC.

Cibelle Vieira na 77 reunião da SBPC

    A pesquisa, que foi orientada pela professora Doutora Carla Paiva, coordenadora do Colegiado de Jornalismo em Multimeios, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), analisa as narrativas da websérie “Contando o Rio Opará – História para Navegar”, produzida pela Cia Biruta de Teatro e dirigida por Antônio Veronaldo. A produção explora como as histórias apresentadas na obra representam o Semiárido brasileiro, com a presença – ou ausência — de signos de nordestinidade (elementos culturais, simbólicos e identitários que caracterizam a região Nordeste do Brasil e seu povo.
    Cibelle Vieira, de 21 anos, natural de Juazeiro (BA) e moradora de Petrolina (PE), encontrou na escrita sua forma de se conectar com o mundo desde muito nova. Na adolescência, ao precisar escolher qual curso seguir, optou pelo Jornalismo. Foi na universidade que teve seu primeiro contato com a pesquisa acadêmica, no terceiro período.

Para ela, o reconhecimento conquistado marca não apenas uma etapa acadêmica, mas também pessoal. “Quando cheguei aqui, entendi a dimensão do evento, foi quando eu tive um baque de que realmente a minha pesquisa foi importante dentro da UNEB, por isso que eu estou aqui.”, relata Cibelle sobre sua experiência na SBPC.


Cibelle Vieira durante a 77ª SBPC, apresentando pesquisa sobre a representação do Semiárido no audiovisual.
    

Orientação e caminho percorrido


A professora Carla Paiva acredita que o prêmio e a participação de sua orientanda no evento evidencia e valoriza o potencial do que vem sendo desenvolvido na iniciação científica da Uneb de Juazeiro há cerca de um ano e meio. Levar um projeto para um evento como a reunião da SBPC mostra a qualidade do trabalho que vem sendo realizado na universidade nos projetos de iniciação científica, que ganha visibilidade nacionalmente por conta da sua qualidade, além de ser uma experiência maravilhosa para os estudantes e para os professores que orientam”, destaca.


Durante o percurso de construção da pesquisa, Cibelle também participou de outros eventos, como Congressos a nível regional e nacional de 2024 da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Tais resultados evidenciam a importância da formação crítica dos estudantes e da qualidade da pesquisa realizada pelos projetos de iniciação científica existentes na Uneb. Além disso, possibilita enxergar a arte como ciência e o quanto se pode chegar longe através de trabalhos contextualizados, que tenham o recorte do Semiárido nordestino como espaço, identificando rupturas, mas também construções que ainda precisam ser rompidas.


Além de orientar a estudante Cibelle, a professora Carla Paiva já participou da SBPC outras duas vezes, como orientadora dos seguintes trabalhos: Análise da representação do semiárido nordestino nas produções cinematográficas locais realizadas nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), de Cássio Viana, e Signos de nordestinidade: análise da representação das identidades nordestinas presentes no cinema brasileiro no período de 2000 a 2010, de autoria de Patrícia da Silva Barbosa — ambos são egressos da Uneb de Juazeiro, na qual Carla Paiva leciona a cerca de 30 anos.


A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma instituição sem fins lucrativos que busca o desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e cultural do Brasil. A entidade atua em algumas frentes, como: Defesa da Ciência e Tecnologia; Promoção da Educação; Divulgação Científica e outras. A Reunião Anual da SBPC é um evento que reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores, estudantes e outros interessados, para debater temas relevantes para a ciência e a sociedade brasileira.



Por Ana Beatriz Menezes e Mellyssa Cavalcanti, estudantes de Jornalismo em Multimeios e colaboradoras da Agência MultiCiência.