![]() |
Estrutura da edição passada. Crédito: ASCOM Embrapa Semiárido |
A temática está alinhada com a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro, em Belém-PA, que promete reunir milhares de pessoas de aproximadamente 200 países para avaliar, discutir e aprovar metas para o combate aos efeitos da crise climática no mundo. Para Lúcia Kiill, chefe-geral da Embrapa Semiárido, a edição de 2025 do Semiárido Show promete ser um espaço inovador, entendendo a importância da agricultura familiar sustentável unida à COP30. A ideia não é somente promover uma agricultura que resista às adversidades do clima, mas que seja parte ativa da solução global para o enfrentamento das mudanças climáticas.
”Esse é um tema que está aliado com à Cop 30, e buscamos com ele promover discussões e pensar políticas públicas em torno de temas centrais para nós, como a sustentabilidade rural, o uso eficiente da água, o manejo sustentável, uso também de energias renováveis, a agricultura de baixo carbono e o combate à desertificação”, destaca Kiill.
![]() |
Palestra sobre a divisão social do trabalho. Crédito: Embrapa Semiárido |
Novidade na programação
Após mais de uma década de realização do Semiárido Show, esta edição contará pela primeira vez com uma mostra e rodada de negócios da Caprinovinocultura. A proposta é oferecer oficinas práticas, demonstrações de manejo e estandes comerciais com produtos voltados à cadeia produtiva de caprinos e ovinos dentro da matriz da agricultura e pecuária familiar, buscando fortalecer a comercialização e a visibilidade dos criadores da região, além de estimular o intercâmbio de conhecimentos técnicos.
Com público estimado em 20 mil visitantes, o evento vai reunir pessoas de vários municípios do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, além de agricultores familiares, técnicos, pesquisadores, estudantes, gestores públicos e representantes de movimentos sociais.
O Semiárido Show será realizado em um dos campos experimentais da Embrapa Semiárido, que fica na rodovia BR-122, Km 50, em Petrolina, no sertão de Pernambuco. Todas as atividades são gratuitas e vão ocorrer nos períodos da manhã, tarde e noite. Não é preciso se inscrever para participar e a programação pode ser consultada aqui
(https://www.embrapa.br/semiaridoshow/programacao).
Por Ana Beatriz Menezes e Jailane Braga, estudantes de Jornalismo em Multimeios e colaboradoras do MultiCiência.