![]() |
| Foto: Arquivo do Curta na UNEB |
Fruto da pesquisa científica intitulada “O Semiárido na tela do Curta na Uneb”, a galeria virtual Curta na Uneb tem o objetivo de reunir produções audiovisuais dos estudantes de Jornalismo em Multimeios, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), cujas temáticas buscam representar o Território do Sertão do São Francisco e suas singularidades. O projeto é uma iniciativa do Colegiado do curso de Jornalismo em Multimeios, sob a coordenação da professora Fabíola Moura e da estudante de jornalismo, Anne Carvalho.
A galeria possui 41 curtas-metragens que valorizam o Vale do São Francisco como cenário cinematográfico, além de contar protagonismo dos alunos na produção, onde exercem também o olhar jornalístico e artístico na abordagem das temáticas. De acordo com a coordenadora do projeto, Fabíola Moura, a pesquisa científica reúne 20 anos do Curta na UNEB, evento promovido anualmente com o intuito de mostrar à comunidade externa as produções realizadas pelos estudantes do curso, mas que ficou parada desde a pandemia da COVID-19.
“A ideia surgiu para fomentar e dar visibilidade à produção audiovisual do curso de Jornalismo em Multimeios. É uma grande alegria voltar a realizar a mostra num ano tão significativo dos 40 anos do DCH III”, explicou Moura.
Para consolidar a galeria virtual, foi realizada uma pesquisa documental nos arquivos físicos e digitais das 10 edições do Curta na UNEB. O processo foi organizado por etapas, começando pelo levantamento de arquivos e mídias depositados nas redes sociais, e os vídeos dos curtas-metragens no YouTube; a segunda etapa, foi digitalizado os DVD’s, CD’S e memoriais escritos pelas turmas de cada edição; ao final, todos os arquivos foram depositados no site da galeria, que receberá atualizações quando houver novas edições do projeto. O usuário que acessar o acervo digital, poderá encontrar os conteúdos de todas as edições anteriores do evento, além dos curtas-metragens, memoriais, álbum de fotos e clipagens de materiais veiculados pela imprensa.
Para a estudante Anne Carvalho, a galeria contribui para a preservação da memória audiovisual, tanto do curso de Jornalismo, quanto dos alunos egressos que passaram pela experiência e de futuras edições que possam acontecer. “É importante também deixar registrado o acervo dessa mostra que conta atualmente com 41 curtas-metragens de variados temas contextualizados com nossa região, tornando o Semiárido protagonista das produções dos estudantes”, ressaltou.
O lançamento da galeria virtual ocorreu no último dia 24 de novembro, no Canto de Tudo da UNEB de Juazeiro. A apresentação fez parte da programação da 10ª edição do projeto, realizada pela turma do 7º período do curso, com curtas produzidos no componente curricular Documentário Jornalístico. As produções podem ser encontradas na plataforma Substack, pesquisando por Curta na Uneb. O usuário pode receber atualizações por e-mail, ou acompanhar pelo instagram @curtanauneb e @contextosemiarido.
Por Anne Carvalho, estudante de Jornalismo em Multimeios na Uneb e colaboradora do MultiCiência.
