Conheça sobre o Programa de Mobilidade Estudantil

Multiciência 17 agosto 2018



Você, que cursa Jornalismo em Multimeios ou Pedagogia, pode complementar a sua formação com conhecimentos em Artes Visuais, Psicologia, Ciências da Computação, Música, Ciências Sociais ou outras áreas. Para tanto, basta participar de Programa de Mobilidade Estudantil. 

O programa é uma oportunidade para os estudantes terem uma formação interdisciplinar, cursando componentes curriculares que ampliam o conhecimento e a visão de mundo. Além disso, o objetivo é permitir que os alunos dos cursos de graduação participem de programas de intercâmbio e aproveitamento de disciplinas para concluir a formação no período de integralização, caso não tenham cursado a disciplina no seu curso de origem.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano de Petrolina, (IF) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) estão com inscrições destinadas a estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), da Universidade do Estado de Pernambuco ( UPE), e da Faculdade de Ciências sociais aplicadas  ( FACAPE). Porém, existem muitas dúvidas ainda sobre como o programa funciona, logo abaixo você encontrará as respostas para seus questionamentos. 

O estudante de Jornalismo em Multimeios, Renilson da Silva, fez mobilidade estudantil na Univasf e considera importante o programa para a sua formação.  “Fazer mobilidade discente é importante, primeiramente porque podemos aproveitar a disciplina e adiantar a nossa vida em nossa Universidade de origem. Por outro lado, o que é mais importante, é a experiência de viver em outro ambiente acadêmico com uma didática diferente da que você já está acostumado. É um conteúdo que você absorve e leva para o resto da vida”.

Onde encontrar informações sobre o programa de mobilidade?
Normalmente, a Universidade lança uma nota por meio do Colegiado informando a publicação do Edital de Mobilidade Estudantil e o período de inscrição. A nota é compartilhada  por meio de redes sociais ou grupos do cursos sobre o processo. O edital também é um dos principais meios para esclarecimento de todas as dúvidas dos estudantes, pois lá contém todas as informações.

Como acontece esse processo de mobilidade?
O aluno deve cumprir os pré requisitos do edital. Preenche a documentação,  encaminha para o colegiado que homologa e encaminha o processo à instituição, onde será feita a mobilidade.

Quais são as Universidades que podemos procurar?
Vocês devem ler o edital de mobilidade e procurar o colegiado do curso para entrar com o processo de mobilidade. Atualmente, estão abertas inscrições no IF-Sertão e Univasf.

Quais as disciplinas que podemos cursar?
Ele pode cursar qualquer disciplina, contudo só terá aproveitamento de estudo se a ementa e o conteúdo forem compatíveis. Toda e qualquer disciplina cursada pode servir para fins de aproveitamento de  AACC.

Informações
IF SERTÃO- Confira o edital nº 13/2018 aqui
UNIVASF- http://portais.univasf.edu.br/proen/servicos-proen/editais/editais-2018/edital-no-23-2018-univasf-mobilidade-interies-20182.pdf/@@download/file/Edital_23_2018_mobilidade_interIES_final.pdf

Repórteres: Patrícia Rodrigues e Moisés Cavalcante