A contação de história como estratégia de prevenção ao coronovírus

Multiciência 06 abril 2020
Você já se perguntou como os pais e os profissionais da área da educação estão abordando a temática da pandemia com as crianças? É um assunto sério, delicado para familiares que estão com avós e parentes doentes e traz receio. Pensado em como tratar esta questão, o projeto de extensão “Erê: contação lúdica de história e brincadeiras” lançou na plataforma YouTube vídeos que abordam sobre  coronavírus em uma linguagem própria aos pequenos.

Idealizador do projeto, o professor do Colegiado de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Marcelo Ribeiro, conta que o vídeo aborda a pandemia em forma de fabula e mostra para as crianças, com até cinco anos, como lidar com o atual cenário. A intenção é estimular o aprendizado infantil e a capacitação de pais e profissionais da educação básica através da leitura lúdica.

Desenvolvido desde 2014 pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o projeto Erê propõe atividades sobre o brincar e a saúde mental, o desempenho da leitura infantil e a formação de profissionais. Para pais e educadores também são realizadas oficinas lúdicas de leitura para capacitá-los na contação de histórias.

Assista a um dos episódios a respeito do Covid-19, clicando aqui.
Também pode seguir a página do projeto no Instagram @erecontacao

Por Jéssica Cardoso, graduanda em Jornalismo em Multimeios