GP da Intercom discute comunicação Antirracista e pensamento Afrodiásporico

Multiciência 07 setembro 2022

Esse ano, o 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação traz uma importante contribuição para o campo de estudo da comunicação social com a consolidação do Grupo de Pesquisa Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiásporico. 

Coordenado pela professora do curso de Jornalismo em Multimeios, da Universidade do Estado da Bahia, e Doutora em História, Márcia Guena dos Santos e Doutor em Comunicação Paulo Victor da Purificação Melo, o GP recebeu 37 artigos para discutir pesquisas com a temática comunicação, gênero e raça. 


Professora Marcia Guena coordena GP sobre comunicação antirracista

O GP teve início na terça-feira (06/09) com a mesa-redonda intitulada "Pretxs em Roda: Perspectivas sobre a pesquisa em Comunicação e Relações Raciais no Brasil" que contou com a participação de Marcelle Chagas, da Rede de Jornalismo Pretos pela Diversidade na Comunicação, Marcos Gomes da Silva, diretor de Igualdade Etnico-Racial da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Thiane Neves Barros (UFBA), Zilda Martins (UFRJ) e contou ainda com a participação de um representante do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros. 

Foram discutidas a atuação dos comunicadores negros, sua união, qualificação e impactos sociais, assim como a necessidade de um espaço acadêmico para discutir essas questões. O grupo também realizou cinco minicursos e oficinas durante o decorrer do evento. Participam do GP os professores da UNEB João José de Santana Borges e Ceres Santos. 

 

 

Redação Agência MultiCiência, com colaboração da estudante de Jornalismo,  Paloma Cristiana Souza.