Pesquisa em Debate da UNEB discute o papel do jornalismo no combate à desinformação

MultiCiência 03 junho 2023

Estudos da Poynter Institute junto com a Google indicam que 65% dos brasileiros acreditam e compartilham desinformação. Nesse contexto de disseminação de Fake News, o jornalismo exerce um papel relevante para fortalecer a democracia, ofertando serviços jornalísticos de qualidade e com apuração rigorosa dos fatos. 

Para discutir a temática, o Departamento de Ciências Humanas, Campus III, em Juazeiro, realizará o evento Pesquisa em Debate  "Combate à Desinformação: reflexões sobre o papel do jornalismo", com a jornalista Natália Levien Leal, da Agência Lupa, umas das agências pioneiras em serviço de checagem do país. O evento acontece na terça-feira (6), a partir das 14h, no auditório Multimídia.  A discussão central será o combate à desinformação e circulação das Fake News. 

Para a professora Teresa Leonel, o evento reforça a necessidade do princípio básico da atividade jornalística: a boa apuração. "A Universidade deve ajudar na formação de jornalistas e de cidadãos críticos, pensantes e que devem ter como premissa a investigação dos fatos e não das versões. Qualquer pessoa pode até divulgar notícia, mas com compromisso, responsabilidade e checagem dos fatos só os jornalistas profissionais podem e devem fazer", afirma a professora Teresa Leonel.

O Pesquisa em Debate vai promover a socialização de pesquisas ocorridas no Departamento de Ciências Humanas, com apresentação de trabalhos como "Jornalismo e o combate à Desinformação: estratégias de verificação das noticias pela comunidade jornalística", coordenada pela professora Andréa Cristiana Santos e os bolsistas Otávio Duarte e Yanne Carolina de Souza. 

Otávio Duarte pesquisa agências de checagem
    
O aluno de Jornalismo em Multimeios e bolsista de iniciação científica, Otávio Duarte, apresenta resultados da pesquisa sobre a desinformação, que será apresentada na quarta-feira (7/6),às 18h. "Analisamos as fontes de checagem presentes na cobertura de saúde da Folha de São Paulo, com a finalidade de distinguir o conteúdo jornalístico considerado como inverídico e buscamos identificar as agências de checagem de notícias que colaboram para verificar o conteúdo distribuído em redes sociais”, esclarece. Na pesquisa, Otávio investiga ainda a natureza das fontes de informação provenientes do campo científico que possa validar a informação publicada. 

O Pesquisa em Debate é uma realização do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Departamento de Ciências Humanas (NUPE) e é aberto à comunidade.

Quer saber como foi o evento, assista reportagem produzida pela TV UNEB Juazeiro, por Mariana Brasileiro. 




Por Túlio Oliveira, repórter da Agência de Notícias MultiCiência
Matéria atualizada em 8 de Junho de 2023.