Em um cenário em que os alimentos nos supermercados são cada vez mais ultraprocessados e com agrotóxicos prejudiciais à saúde, a alimentação saudável fica difícil de se manter. No entanto, a partir da indagação de pesquisar e desenvolver alimentos orgânicos, o projeto de extensão e pesquisa Núcleo de Estudos em Olericultura (NEO) do campus III da UNEB, em Juazeiro, produz e distribui gratuitamente hortaliças para estudantes, professores, servidores, comunidade externa e instituições parceiras do núcleo.
A olericultura é um ramo da horticultura que abrange a pesquisa, desenvolvimento, plantação e colheita de um grande número de espécies de plantas conhecidas como hortaliças, que são constituídas por folhas, inflorescências (sistema de ramificação que termine em flores), raízes, caules e frutos. Alguns exemplos de hortaliças que são produzidas na horta do projeto são: alface, rúcula e beringela.
A produção do projeto é localizada na área de práticas dos cursos de Engenharia Agronômica e Pós-Graduação. Foto: MultiCiência. |
O projeto foi criado em 2009 por professores da grade do curso de Engenharia Agronômica para pesquisar e desenvolver esses tipos de alimentos na região, integrando alunos de graduação e pós-graduação na extensão e pesquisa, além de utilizar o NEO como instrumento didático para disciplinas dos cursos. Para o professor coordenador do núcleo, Carlos Aragão, o espaço e atividades do NEO são importantes para o desenvolvimento da agricultura familiar e também para as grandes empresas da região. “Nós realizamos palestras e atividades com intuito de atrair produtores e estudantes de agronomia para aumentar as pesquisas, encontros e eventos do projeto, como também para retomar a olericultura regional”, explica Aragão.
A aluna de Engenharia Agronômica e presidente do NEO, Gracielle Silva, participou da retomada do projeto desde 2022, realizando o cuidado do solo e pesquisas sobre a utilização de água para o cultivo das hortaliças. “Quando voltamos a trabalhar no solo em 2022, o local era somente mato e desregulado, então participei da restituição do local. Como presidente, organizo atividades, sou responsável pelas entregas da horta e elaboro atividades para os alunos que fazem parte do projeto”.
É necessário levar uma sacola própria para o recebimento dos alimentos. Foto: MultiCiência. |
Uma das pessoas que sempre está presente nos dias de distribuição é a servidora da biblioteca da UNEB Juazeiro, Ângela Pinto. A servidora participa da distribuição desde 2023 e afirma que o projeto apresenta qualidade em seus produtos. “Sempre que posso pego o quiabo, alface, coentro. Tem muitas hortaliças de qualidade, todas as pessoas que estão aqui querem de tudo um pouco do que é distribuído. Eu valorizo muito esse projeto”.
O Núcleo faz uma distribuição semanal, toda quarta-feira, às 8 horas, para a comunidade interna da UNEB, comunidade externa e separa uma certa quantidade de alimentos para instituições parceiras como o Lar São Vicente de Paulo, a Fundação Lar Feliz e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Para saber mais sobre o projeto, datas de eventos, distribuição de alimentos e ações, siga o NEO no Instagram: @neo.olericulturauneb.
Por João Pedro Tínel, estudante de Jornalismo em Multimeios e colaborador do MultiCiência.