Abertas inscrições para projetos de pesquisa de iniciação científica

. 24 março 2008
A imprensa operária é objeto de pesquisa no DCH III


Estão abertas, até o dia 4 de abril (sexta-feira), as inscrições para seleção de Projetos de Pesquisa de Iniciação Científica nas modalidades PIBIC/CNPq, IC/FAPESB e PICIN/UNEB. Criado na UNEB em 1996, o Programa de bolsas de Iniciação Científica destina-se a estudantes de graduação, regularmente matriculados, para o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas.

Projetos em desenvolvimento no DCH irão selecionar estudantes para concorrer às bolsas, como O Arquivo de Maria Franca Pires: Memória e História Cultural em Pesquisa na região de Juazeiro-Ba, coordenado pela professora Odomaria Macedo. A pesquisa analisa o arquivo pessoal legado pela professora primária Maria Franca como memória histórica e cultural da região. A professora exerceu o magistério na região de Juazeiro-BA entre as décadas de 1940 e 1970.

Desenvolvido pela professora Andréa Cristiana, o projeto Tribuna da Luta Operária e a Organização do PC do B também estará concorrendo a bolsas de iniciação científica. A pesquisa faz análise do jornal Tribuna da Luta Operária, as contribuições do periódico no agendamento de temas sociais e a atuação como mobilizador coletivo do Partido Comunista do Brasil em Juazeiro, viabilizando a organização do partido no âmbito local.

A pesquisa PROLETRA - Letramento de professores: retextualização e representações, coordenado pelo professor Cosme Batista, que propõe investigar os mecanismos lingüísticos e cognitivos empregados por professores alfabetizadores a respeito de definições teóricas da lingüística, também irá selecionar estudantes para concorrer a uma das bolsas.

Estudantes que estão no primeiro ou no último ano do curso de Pedagogia e de Comunicação Social não podem concorrer às bolsas. Para adquirir outras informações sobre como participar dos projetos de pesquisa, os estudantes devem procurar o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE).


Por Paulo Victor