Ciência, um pouco mais de Ciência

. 27 março 2008
Foto: Instituto Ciência Hoje

Você consegue apreender bem os conceitos de Ciências, como a Biologia, Química e Física, e torná-los compreensíveis ao seu dia-a-dia? Se sim, parabéns! Pesquisa divulgada pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) identificou que o estudante brasileiro não apresentou um bom desempenho nas provas de conhecimento de Ciências. O Brasil ocupou as últimas posições dos exames feitos pelo PISA, que ocorrem a cada três anos.

O objetivo da pesquisa é trazer dados que demonstrem como se encontra a prática do ensino da Matemática, de Língua e de Ciências. Em dezembro do ano passado, a pesquisa investigou se os alunos com até 15 anos conseguem ter uma bom letramento em Ciência

Por letramento, entende-se o uso de conceitos científicos necessários para compreender e ajudar a tomar decisões sobre o mundo natural, reconhecer questões científicas, fazer uso de evidências, tirar conclusões com base científicas e comunicar essas conclusões a um público.

Para o professor Nélio Bizzo, da Universidade de São Paulo, o ensino de Ciência é deficiente na escola brasileira. A maioria dos estudantes não se sente estimulado a pensar, mas, sim, a decorar conceitos. Assim, a Ciência fica circunscrita a um conhecimento distanciado do cotidiano e não o induz a reflexões e questionamentos, um habitat natural do conhecimento científico.
O professor recomenda que as práticas de ensino da Ciência privilegiem a experimentação, o prazer de estudar a ciência vinculada ao cotidiano e a realização de campanhas de divulgação científica, como olimpíadas de astronomia, matemática e feiras de ciências.

E, você, o que acha disso? É possível mudar essa realidade e adotar novas práticas de ensino, mais lúdicas, criativas e que tornem a Ciência mais compreensível no dia-a-dia?


Para saber mais: Instituto Ciência Hoje (http://cienciahoje.uol.com.br/115393); e o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). http://www.inep.gov.br/imprensa/noticias/outras/news04_51.htm.