Pró-Reitores discutem o papel da Extensão para o Desenvolvimento

. 27 março 2008
Acontece de hoje até sábado (29/03), o XXXII Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas do Nordeste, que discutirá as perspectivas da “Extensão Universitária e Desenvolvimento Territorial Sustentável”.

A abertura do evento será às 9h, no Grande Hotel, em Juazeiro-Bahia, com a participação de Marcelo Duncam, da Secretária do Desenvolvimento Territorial, Lúcia De Fátima Guerra e Edson Norberto Cárceres, do Ministério da Educação, entre outros.

O evento tem por objetivo promover a integração e o debate acerca do compromisso social das universidades públicas, oportunizando uma ampla discussão sobre o tema Extensão universitária e o desenvolvimento sustentável entre as Instituições de Ensino Superior do Nordeste.

A expectativa é que o encontro reúna cerca de 80 participantes, entre Pró-Reitores e gestores de Universidades e instituições de ensino do Nordeste. A Pró-Reitora de Extensão da UNEB, Adriana Marmori, participará do evento e debaterá a importância dos projetos desenvolvidos pela instituição para o desenvolvimento regional.

Participam da organização do evento a UNIVASF, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Universidade de Pernambuco, (UPE), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina (CEFET) e Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE).


Na sexta-feira, o Fórum discutirá Educação em Direitos Humanos: a contribuição para o desenvolvimento, com a participação de Larissa Barros, da Rede de Tecnologia Social e Carla Fernanda Silva, coordenação Geral de Educaçao em Direitos Humanos, entre outros. Durante o sábado, os participantes do Fórum irão visitar projetos de extensão desenvolvidos na região do Vale do São Francisco.

O que é o Fórum

O Fórum é um evento de natureza acadêmico-científica, congregando um grupo representativo de gestores para repensar e definir linhas de políticas públicas no âmbito da extensão universitária, tomando como referência as peculiaridades do contexto regional, onde as respectivas instituições estão inseridas.

No âmbito do Fórum vêm sendo discutidas as inúmeras concepções de extensão presentes nas universidades brasileiras, sendo que já existe uma discussão crítica acumulada com referência a perspectiva funcionalista / assistencialista que percebe a universidade como mera executora de políticas educacionais, apontando a extensão como única saída, mas acaba vertendo-a em ações esporádicas e eventuais.

Por Paulo Victor

Organização do Evento / UNIVASF: (87) 3862-9375