Pesquisa desenvolve alternativa ao processo de polinização da pinha

. 26 março 2008
foto: http://www.olhares.com/

O avanço da ciência e do uso da tecnologia está intimamente ligado ao progresso social. Pesquisas nas diversas áreas cientificas são uma grande alavanca para o desenvolvimento humano e econômico. Entretanto obter um bom resultado requer muita análise e trabalho, alem de paciência, persistência e incentivo financeiro. Bons exemplos do desempenho da pesquisa para obtenção de tecnologias são, na maioria das vezes, iniciados em universidades.

O Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), onde funciona o curso de Engenharia Agronômica da Universidade do Estado da Bahia, desenvolve pesquisas nas áreas de ciências agrárias e biológicas que reiteram a importância da pesquisa em benefício da sociedade.

É o que faz o pesquisador Jairton Araújo Fraga. Ele realiza pesquisas com a cultura da pinheira que contribuem para levar ao conhecimento de agricultores alternativas tecnológicas que estimulam o processo de polinização da planta.

A pinheira é uma planta que para obter boa produtividade é necessário que conhecer sua estrutura morfológica, pois a polinização é ineficiente o que limita a reprodução da espécie. Para sanar esse problema, a polinização da planta é feita manualmente através de um aparelho chamado polinizador.

Porém, o polinizador é importado e com alto custo, em média 90 dólares. O professor Jairton desenvolveu para os produtores, principalmente os que não têm condições de adquirirem o aparelho, uma adaptação eficiente que substitui o polinizador importado. Com um aspirador nasal e um cano de caneta esferográfica o pesquisador desenvolveu um adaptador tão eficaz quanto o importado e com a vantagem de ter um baixo custo e pode ser feito por qualquer produtor, não é vendido.

O aparelho aadptado tem sido demonstrado aos agricultores da região, por meio de palestras e cursos aos produtores. Demonstrando a importância da divulgação científica, Jairton afirma que não basta informar tecnicamente, mas levar ao produtor informações sobre o processo com uma linguagem simples, acessível e que possa trazer resultados.

Informações sobre o adaptador: Jairton Fraga – (74) 3611-7363, ramal 236
Por Manuela Pereira