Pesquisa estuda estratégias de competitividade de empresas de vinho no Vale do São Francisco

. 25 março 2008
Foto/Domínio Público: a cultura da uva fomenta a expansão da produção vitivinícola no Vale do S. Franscisco

As estratégias das empresas do Vale do São Francisco para o desenvolvimento do setor vitivinícola brasileiro são objeto de investigação do pesquisador Pedro Jorge Pereira Ramalho, mestre em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora/Portugal e professor da Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina (FACAPE).

A pesquisa tem o objetivo de examinar a competitividade empresarial e local comparando-a com a indústria vitivinícola mundial. Por meio da análise das adaptações estratégico-estruturais que são implementadas pelas vitivinícolas do pólo emergente de vitivinicultura do Vale, o pesquisador estuda linhas adicionais de ação estratégica a fim de identificar possibilidades de sucesso no contexto competitivo global.

O índice de atratividade atual dos produtos do vale ainda é considerado do tipo baixo/médio quando comparado ao pólo vinícola de Santa Catarina. Entretanto, nos últimos anos, do ponto de vista estratégico e competitivo, o setor na região tem evoluído bastante devido a investimentos em ativos técnico-produtivos, desenvolvimento de mais de oito marcas, entre elas estão Rio Sol, Botticelli. O comércio externo também é expressivo, mais de 50% das receitas resultam de exportações.

O Brasil tem um mercado em torno de R$ 2,1 bilhões em vendas de vinho e produz cerca de 300 milhões de litros/ano. A estimativa de crescimento é da ordem de 378 milhões de litros até 2009, ressalta o pesquisador.

A pesquisa inédita aborda a vertente da estratégia empresarial e pretende estimular pesquisas neste segmento. "Esse setor não tem sido alvo, na proporção necessária à sua importância, de pesquisas científicas que se proponham a estudar as estratégias das empresas para o crescimento do setor", afirma Pedro Pereira.

Outras informações sobre a pesquisa:
Pedro Jorge Pereira Ramalho: