Hospitais devem monitorar índice de infecção hospitalar

. 31 março 2008


O controle do índice de infecção hospital nas instituições de saúde brasileiras é uma das metas do Ministério da Saúde. Cerca de 2,3 milhões de pessoas contraem anualmente algum tipo de infecção hospitalar nos oito mil hospitais das redes pública e privada, Esse índice representa quase 15% dos pacientes internados, o que gera riscos para a melhora da saúde dos usuários e requer controle dos indicadores de infecção hospital por parte dos hospitais.

Em Juazeiro, o Hospital Pró-Matre instalou a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) para capacitar os profissionais de saúde a realizar medidas de prevenção, controle e combate a infecção hospitalar.

Medidas simples como a lavagem das mãos com água e sabão são importantes para manter o controle da IH, assim como o trabalho desenvolvido por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, pessoal da higienização, copa lavanderia e manutenção. Também devem ser monitorados a planta física do hospital e os setores distintos, como copa, cozinha, lavanderia, enfermarias, UTIs, maternidades e o setor administrativo, recomenda Darcilene Amorim, enfermeira responsável pela CCIH da Pró-Matre.

O rigor e a conscientização em relação às medidas de prevenção a disseminação das mais diversas formas de infecção hospitalar inclui recomendações aos familiares e visitantes, que não devem trazer alimentos para o hospital. Os familiares também devem cuidar da higiene, como lavar bem as mãos antes e depois das visitas, e evitar se sentarem nos leitos.

Fonte: Class Comunicação