Cineencontro exibe Machuca

. 26 abril 2008
Filme Machuca, do diretor André Wood

O Cineencontro exibe hoje (26/04), às 18h15min, o filme Machuca (2005), do diretor chileno André Wood. O drama apresenta a história de Pedro Machuca (Ariel Mateluna), garoto pobre que ingressa gratuitamente numa escola particular, freqüentada pela elite chilena. Em meio aos preconceitos dos colegas, surge Gonzalo Infante (Matías Quer) que desenvolve uma amizade por Pedro Machuca em pleno governo socialista de Salvador Allende, antes do golpe militar de Augusto Pinochet.


O filme narra a vida do próprio Wood no cenário político e social da época, traduzida com sobriedade e coerência nos elementos históricos, na captura de elementos ligados ao imaginário coletivo da sociedade chilena e na atuação dos jovens atores.



Machuca foi considerada a melhor produção chilena de 2005, sendo escolhido para representar o Chile e concorrer à indicação ao Oscar, na categoria de melhor filme estrangeiro, o que nunca havia acontecido com as produções chilenas.



O filme é mais uma das exibições regulares do Cineencontro, projeto de extensão da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, coordenado pela professora Giovanna de Marco. O projeto se destina a exibição de filmes que não fazem parte do circuito comercial de cinema. A exibição de filmes acontece aos sábado (quinzenalmente) no Departamento de Ciências Humanas – DCH3-UNEB, com entrada franca.

Para conhecer o Cineencontro, acesse http://www.cineencontrouneb.blogspot.com/

Por Wllyssys Wolfgang
Redação MultiCiência