Juazeiro sedia pela primeira vez o ERECOM

. 28 abril 2008




Pela primeira vez vai acontecer no interior da região Nordeste, na cidade de Juazeiro-Bahia, o II Encontro Regional de Estudantes de Comunicação (ERECOM). Cerca de 350 estudantes de Comunicação Social dos Estados de Alagoas, Bahia e Sergipe irão discutir o tema Comunicação e Educação: um diálogo necessário na luta pela superação das opressões. O evento ocorre na próxima quarta-feira (30/04) a 4 de maio, no Campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro-Bahia.


Palestrantes, participantes locais e da região Nordeste debatem as possibilidades da relação dialógica entre comunicação e educação, numa perspectiva de superação das opressões. A abertura oficial do evento acontece, a partir das 19h, com o painel Comunicação e Educação, com a presença do professor da Universidade de São Paulo (USP), Ismar de Oliveira Soares, que discutirá a Educomunicação como fator de transformação social; do professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Josemar da Silva Martins (Pinzoh), com o tema As Fronteiras (in)existentes entre a Comunicação e a Educação e, do estudante de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), André Araújo que trata da Qualidade da Formação em Comunicação.


Durante o evento, estão programados os Núcleos de Vivências, com a finalidade de estabelecer interações entre a comunidade e a universidade, no sentido de compartilhar experiências e saberes comuns. Os estudantes universitários vão conhecer as experiências populares promovidas na região pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), a formação em arte-educação do Núcleo de Arte-Educação Nego d´ água (NAENDA), a comunicação radiofônica da Rádio Poste no Bairro do Tabuleiro; as políticas de convivência com o semi-árido do Instituto da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA); e a comunicação popular nas comunidade do bairro José e Maria e Rádio Comunitária Liberdade FM. O objetivo é vivenciar junto com a comunidade as experiências encontradas, a busca de soluções, os problemas recorrentes e as possíveis intervenções dos estudantes e da universidade.


No dia 1º de maio, os participantes estarão reunidos nos Grupos de Discussão de Comunicação e Educação com dez diretrizes como Reformas na Educação e o movimento de ocupações, Produção de Cultura Popular, Transposição do Rio São Francisco, entre outros. A partir das 14h, será realizado o Ato Público: Educação e Mundo do Trabalho, no bairro São Geraldo. Á noite, ocorrem oficinas culturais.


No sábado (03/05), acontecem os Grupos de Formação Política com as temáticas: Nova esquerda na América Latina, Mundo do Trabalho e Produção de Cultura, Comunicação e Meio Ambiente, O Que é Cultura Popular?, História dos Movimentos Sociais no Brasil, Comunicação e Movimentos Sociais e a Questão Agrária no Brasil. Participam como colaboradores o documentarista argentino Carlos Pronzato, o professor da Universidade Federal da Bahia, Antônio Câmara, entre outros.


Na noite de sábado, será realizada Mostra Cultural com apresentação de vídeos, atividades artístico-culturais e musicais. No domingo (04/05), o evento é encerrado com a apresentação de trabalhos científicos e apresentação do Samba de Veio, da ilha do Massangano.

A programação do Erecom está disponível no blog do ERECOM: erecomjuazeiro.blogspot.com.



Contatos:
Comissão organizadora: Paulo Victor (74) 99974981- pvpmelo@gmail.com
Érica Daiane (74) 88112998 / (74)99790337 – erica_daiane@hotmail.com
Luis Osete: (75) 99459290 – luisosete@gmail.com

Por Karine Pereira

Redação MultiCiência