Pelo direito à Segurança Alimentar

. 08 abril 2008
Reprodução (wikipedia)

Projeto de extensão “Criando Capacidade em Segurança Alimentar no Brasil”, desenvolvido no Departamento de Ciências Humanas (DCH III), procura mapear os hábitos alimentares da população de Juazeiro e Petrolina, com a finalidade de contribuir na elaboração de políticas públicas para diminuir a insegurança alimentar.

O termo segurança alimentar se refere ao direito a uma alimentação saudável, de qualidade e em quantidade suficiente com acesso permanente, sendo baseada em práticas alimentares que promovem o bem-estar e à saúde.

Coordenado pela professora e mestre de Desenvolvimento Regional, Luciana Nóbrega, do DCH III/ UNEB, o projeto pretende também capacitar ativistas sociais em segurança nutricional no Nordeste Brasileiro, em especial no semi-árido

O objetivo é fornecer modelos de educação e treinamento baseados nas características locais das comunidades que respondam aos desafios impostos pela necessidade de aumentar o grau de segurança alimentar das populações mais vulneráveis.

A coordenação do projeto realiza questionários com setores da comunidade de Juazeiro e Petrolina para diagnosticar a cultura alimentar na região. A partir do conhecimento dos hábitos alimentares, será possível fomentar a segurança nutricional numa perspectiva de valorização da cultura alimentar local e a inclusão da agricultura familiar, o que pode estimular os pequenos produtores da região do Semi-árido a desenvolverem projetos de cultivo de alimentos livres de agrotóxicos.
Atualmente, o projeto desenvolve ações com o Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS), no qual estão sediados os cursos de Engenheira Agronômica e Direito, com a finalidade de realizar um diagnóstico dos hábitos alimentares nas escolas públicas de Juazeiro.

O projeto tem apoio da Canadian International Development Agency – CIDA, do Centro de Referência de Segurança em Alimento e Nutrição e de cinco universidades: Ryerson University ,do Canadá, Universidade Federal Rural Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Minas Gerais, Universidade Estadual do Ceará e UNEB. A região de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) foi incluída no projeto sobre Capacidade em Segurança Alimentar, após reunião dos parceiros do projeto no mês de Junho no Canadá. Também são colaboradores do projeto as organizações não-governamentais como Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA); Serviço de Assessoria às Organizações Populares Rurais (SASOP) e entidades nacionais como o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA).

Mais informações: lucianasibm@hotmail.com
Por Lívia Orge