Vida e Obra de Afonso Romano de Sant´Anna

. 09 abril 2008
Foto Arquivo As Tormentas (http://www.astormentas.com/


Definição

O corpo é onde
é carne:
o corpo é onde
há carne
e o sangue
é alarme.
O corpo é onde
é chama:
o corpo é onde
há chama
e a brasa
inflama.
O corpo é onde
é luta:
o corpo é onde
há luta
e o sangue
exulta.
O corpo é onde
é cal:
o corpo é onde
há cal
e a dor
é sal.
O corpo
é onde
e a vida
é quando.

(Afonso de Sant´Anna)



Se o corpo pode ser apreendido pela carne, pela luta, a vida, quando há cal, sangue e se tudo onde há corpo é quando se há, não saberemos com exatidão, pois tudo frui e se deleita no mar das palavras. Mas a poesia e a arte literária podem transfigurar, transgredir, assumir outros papéis e a busca por uma simples definição será vã, pois tudo é onde, é quando. Assim pode nos remeter o poema “Definição”, de Afonso Romano de Sant´Anna e nos convida a conhecê-lo pessoalmente, à procura da poesia e da literatura. Será que isso é possível?


Não sabemos. Mas, nesta quinta-feira, a partir das 19h30, no Centro de Cultura João Gilberto, na cidade de Juazeiro, o escritor Affonso Romano de Sant’Anna estará presente no Projeto TIM Grandes Escritores, para uma palestra sobre a sua vida e a sua obra.


O poeta Affonso Romano nasceu em Belo Horizonte, em 1937, formou-se em bacharel em Letras Neolatinas na Faculdade de Filosofia da UFMG, em 1962, e estreou na poesia com o livro Canto e Palavra (1965). Suas principais obras são o livro de poesia Que País é este? (1980) e o livro de crônica A Mulher Madura (1986), entre outros


Para dialogar com o poeta mineiro, estará presente ao evento o escritor juazeirense Ângelo Roncalli, articulista da revista Art Pop Zine e autor do livro de poesia Orbitais – um ato de novas conquistas (poesia). Os dois escritores vão conversar sobre como a literatura se fez presente nas suas vidas, quando a palavra ainda não havia se feito verbo e tudo era um encontro de alguém, uma pessoa com palavras, palavras soltas, palavras impressas, palavras derivadas de outras palavras. E então, tudo se fez verbo. As palavras já não eram suas, foram apropriadas pelo leitor.


Na apresentação desta quinta-feira, os autores também irão discutir como incentivar a propagação do conhecimento e a reflexão sobre a cultura brasileira, estimulando a literatura e a valorização do modo de fazer, criar e expressar a arte literária. As cidades de Vitória da Conquista, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana e Lauro de Freitas são contempladas pelo programa. A cidade de Juazeiro já recebeu as palestras dos escritores Marina Colassanti, Josemar Martins (Pinzoh), Zuenir Ventura e Edmerson Reis.

Da Redação MultiCiência