Projeto estimula o hábito da leitura entre as crianças

. 16 abril 2008



A infância é uma fase importante na vida das pessoas e necessita de estímulos sociais para o desenvolvimento das suas potencialidades. A partir dessa compreensão e na perspectiva de aprofundar estudos voltados à infância, o Departamento de Ciências Humanas, do Campus III, da Universidade do Estado da Bahia, desenvolve o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil (GEPEI).

O projeto foi idealizado a partir do interesse em saber porque os educadores reproduziam um discurso de que os alunos das séries iniciais não gostam de leitura e de histórias contadas na escola. Diante deste desafio, o grupo surgiu numa perspectiva de incentivo à leitura já nas primeiras idades, conta a professora Selma Campos, coordenadora do Grupo.

Uma das atividades do projeto é A Hora do Conto, na qual as crianças do bairro São Geraldo, filhos de estudantes e os colaboradores fazem leituras de literatura infantil como fábula, conto, parlenda, história em quadrinhos, entre outros, realizadas sempre na última quinta-feira do mês, no Canto de Tudo, anfiteatro do Departamento de Ciências Humanas, campus III, UNEB.

Selma esclarece que o Grupo pretende contemplar ações que aprofundem os conhecimentos sobre práticas e organizações curriculares de instituições que oferecem a educação infantil no município de Juazeiro, contribuindo no trabalho de formação de professores na região.

Através da organização de um banco de dados sobre Educação Infantil nas escolas do município, da realização de sessões de estudo e seminários, mobilizando professores da área para o conhecimento do trabalho, pretende-se elaborar um projeto político-pedagógico no segmento da Educação Infantil em Juazeiro. O Grupo também faz visitas a creches na localizadas em Jauzeiro.

O GEPEI não está registrado no Plano Orçamentário Anual da UNEB e não há recursos financeiros para o desenvolvimento das atividades. “No entanto, a Universidade sempre tem apoiado o projeto com materiais, transporte ou com equipamentos”, ressalta Selma.

Atualmente, o projeto desenvolve parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) junto ao professor de Psicologia, Marcelo Ribeiro, com a finalidade de aprofundar estudos voltados à Educação Infantil, uma vez que as instituições têm interesse em compartilhar experiências semelhantes. Para quem desejar participar do projeto, venha conhecer A Hora do Conto, que acontece no dia 24 deste mês, às 17h, no Canto de Tudo, DCH III/UNEB.

Mais informações: Selma Campos
(74) 3611 5617 - 3611-6483


Por Paulo Victor