Salve, São João do Carneirinho e suas representações

. 04 abril 2008



A simbologia da representação de São João do Carneirinho nas festas juninas do Brasil é tema de investigação da pesquisadora, Elisabet Gonçalves de Moreira, mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada.

A pesquisadora identificou que a imagem de São João menino apareceu com regularidade na iconografia de mestres da pintura universal, atravessando os séculos e chegando ao modelo de representação que temos hoje, sendo ressignificada ao longo do tempo.

São João do Carneirinho, geralmente, é apresentado como uma bela e lânguida criança circundada por uma auréola dourada, parcialmente vestida com pele de animal, com um carneirinho em seu braço e um cajado na forma de cruz, sobre nuvens e rodeado de estrelas, ornado com flores tipicamente européias. Essa representação encontra-se difundida no imaginário popular e se torna mais singular a cada festa junina, sendo reapropriada pela população e construindo sentidos.

A pesquisa em desenvolvimento abrange diversas áreas e referências teóricas, desde a Semiótica, Artes, Folkcomunicação à Religiosidade Popular. A pesquisadora também produz obras de arte a partir da representação do santo festeiro junino.

Mais informação sobre esta temática, deixe seu comentário e/ou e-mail e enviamos contato telefônico da pesquisadora.

Por Daniele Valois