Além do Jejum... As verdades do Velho Chico

. 07 maio 2008


Carlos Pronzato: documentarista


No II Encontro Regional de Estudantes de Comunicação (ERECOM), foi realizado o lançamento do documentário "Além do Jejum... As verdades do Velho Chico", do cineasta e diretor Carlos Pronzato e do jornalista Stéfano Barbi Cinti. O filme exibido dentro da Mostra Livre de Artes tinha como proposta instigar e intensificar o contato dos estudantes e professores com a produção artística.


O documentário visa defender e fortalecer os movimentos populares que Dom Cáppio representa. "Um instrumento de produção de debate aberto e democrático, que permite o acesso às informações e esclarece certos pontos que o governo, às vezes, não coloca em suas propostas", afirma Pronzato.


"Além do Jejum... As verdades do Velho Chico" é um projeto construído ao longo de três meses entre captação e edição do material. As filmagens foram iniciadas em seis de dezembro, depois de dez dias da greve, até 14 de dezembro. Também foram filmados os dois últimos dias antes do término da greve.


Entre as cenas, uma que merece destaque é o pedido de perdão de Frei Dom Cáppio às pessoas, na missa que ele fez em Sobradinho. O curta-metragem também inclui imagens do filme "A greve de fome do Velho Chico", de 2005, do Rio São Francisco, do cotidiano do Frei Luiz Flavio Cápio, das romarias e missas. Há também entrevistas com vários segmentos sociais como Ministério Público e militantes dos movimentos populares organizados.

O filme traz no nome a marca do Frei Dom Cáppio, uma vez que pretende reforçar as verdades propagadas pelo religioso e incita uma discussão entre as pessoas que desconhecem o projeto da transposição. Procura também difundir a revitalização do rio e apresentar alternativas. "O governo continua com as obras, mas ainda vai ter outras movimentações por debaixo da terra", defende Pronzato, em alusão à força dos movimentos sociais.


"Além do Jejum... As verdades do Velho Chico" foi lançado em Salvador e Curitiba no Fórum Social do Mercosul, na reitoria da Universidade do Paraná.


Por Kátia Brito (texto e foto)