Rótulo. Quem precisa de Rótulo? Confira no Curta na UNEB

. 27 maio 2008
“Rótulo”. Este é um dos curtas-metragens que serão exibidos na programação do Curta na UNEB – III Mostra de Vídeo-Documentário, do Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, em Juazeiro, que acontece a partir de amanhã (28/05) até o domingo (1/06). A exibição dos vídeo-documentários como Rótulo acontece próxima sexta-feira, às 20h.

O curta foi idealizado pelos estudantes de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios, Erica Daiane, Giza Ramos, Elka Kelly, Alaíde Régia, Danilo Ribeiro, Fernanda Mendes e Rebeca Ott, com a assistência da professora Fabíola Moura, que ministra a disciplina Laboratório de Vídeo-Arte.

O vídeo reflete sobre um procedimento corriqueiro e que, muitas vezes, passa despercebido: a “rotulagem”, hábito de definir e classificar os outros por sua maneira de vestir, de falar, andar, entre tantos outros critérios.

Segundo uma das idealizadoras do curta, Érica Daiane “Rotulo” não traz juízo de valor, mas sugere reflexões sobre esse aspecto do comportamento humano que incomoda a tantas pessoas, na sua maioria colocadas nessas situação.

Com uma linguagem simples e descontraída, traz depoimentos e palavras inesperadas de entrevistados, e entrevistados psicólogos e especialistas. Para quem se interessa e gosta de saber sobre a psique humana, essa é uma boa oportunidade.


Sobre o Curta na UNEB

A 3ª mostra de Vídeo-documentário - Curta na UNEB tem a participação dos professores Manoel Neto e Roberto Dantas, da Universidade do Estado da Bahia, que vão exibir suas produções cinematográficas e compartilhar suas experiências.

O cineasta baiano Roque Araújo vai ministrar a oficina de Introdução ao Cinema, nos dias 31 de maio e 1o de junho, no auditório do Campus III.


Durante a programação, haverá exibição dos vídeos nacionais e os curtas elaborados pelos alunos de jornalismo da Uneb, com as temáticas Rótulos, Eu Etiqueta e Eu Outdoor, Lixão de Juazeiro e Feira Livre. As atividades culturais são abertas ao público.



Por Ramon Pimentel

Redação MultiCiencia




Produtores do Rótulo: Erica Daiane mailto:Eerica_Daiane@hotmail.com / Giza Ramos /Elka Kelly/ Alaide Régia / Danilo Ribeiro / Fernanda Mendes / Rebeca Ott.