Uma Revista de Expressão

. 22 maio 2008
O artista plástico e Prof. José Renner


Visibilidade, autenticidade, circulação de idéias, projetos, poesias, pesquisas, eventos, revelação do sentir e do pensar dos vários segmentos que compõem a comunidade acadêmica. É o que se destina a Revista Expressão, publicação existente há 11 anos no Departamento de Ciências Humanas, campus III, da UNEB, em Juazeiro. A última edição da revista será lançada no próximo semestre, depois de um período no prelo na Gráfica da UNEB, em Salvador.


O periódico surgiu da intenção dos docentes e funcionários do DCH III em criar um veículo que construísse uma nova visão acadêmica, afirma professor José Renner. Em 1997, a revista tinha um formato de boletim composto por duas folhas e quatro páginas. Produzido no laboratório de informática da instituição, a primeira edição contou com a contribuição do professor José Renner, de funcionárias como Waltenice de Sena, professores e estudantes, como Wilson Rego, que sugeriu o nome “Expressão”, após a realização de um concurso, com a participação da comunidade e de discentes.


Ao longo dos anos, a revista sofreu modificações no seu formato, passando de três páginas e uma folha solta no meio, para quatro, até atingir seis. Também passou a apresentar cores na capa e na contracapa. Devido às dificuldades posteriores, foi publicada uma edição especial em novembro de 2001, de dois números, com oito a dez páginas, formato atual da edição.


Com o crescimento do boletim, a comunidade acadêmica pensou em torná-lo uma revista científica. Nesse momento, nascia uma comissão para discutir o tema, formada por Lúcia Marise, Gorreti Souza, Odomaria Macedo, Renner e Eldonice Barros. Mas, a idéia não se concretizou.


A atual edição de número 23 a ser lançada contou com a participação de discentes de graduação, Pós-Graduação e egressos; docentes e funcionários administrativos. Os colaboradores foram Carlos Laerte, com a fotografia da capa e da matéria central; Flávio Ciro e Dío Fonseca. Já nas edições anteriores, contribuíram o ex-diretor Josenilton Vieira, os professores Giovanna De Marco, Maria Rita do Amaral, Pinzoh , Flávio Soares, Tadeu Gomes e Emanuel Freire; e estudantes como Suelen Lacerda, Inna Silva , Tânia da Silva, Osvaldo da Silva, Helen Barbosa, Verusa Pinho, Germano Xavier e Érica Daianne.



Ao todo, em 11 anos de existência, as 23 edições contaram com o auxílio de um conselho editorial, cuja linha tinha base na produção cultural e artística, visando à profundidade estética, através de imagens, reportagens e artigos científicos densos, que promovesse debates e questionamentos.


A capa, ao longo dos anos, estava sempre relacionada à entrevista ou a matéria central, com o intuito de dar visibilidade à cultura local. Na edição 23, além das seções consagradas, surgem mais duas: Perfil, que destaca personalidades regionais, como a história da artista popular Ana das Carrancas; e Moda & Comunicação, que aborda temas relacionados à moda e ao comportamento.


O projeto de extensão responsável pela publicação da revista foi finalizado ano passado, devido à falta de investimento para as publicações posteriores. A última edição da revista é considerada pelo professor Renner como uma vitória de todos os que lutaram pela utopia realizável. “A revista é a expressão da vontade contra os coelhinhos nervosos que correm para manter o relógio da rainha louca, que está querendo cortar a cabeça de todos se não baixar, a pseudodemocracia”, afirma Renner.


Devido a sua importância para o Campus do DCH III, haverá o lançamento este ano – ainda sem data prevista – da última publicação da Revista Expressão. A edição atual contempla a produção realizada no ano de 2005, devido a impedimentos relacionados à política de publicação e de editoração da UNEB, que não existe de modo efetivo; dificuldades técnicas como a inexistência de uma boa máquina fotográfica, um bom número de páginas, de recursos financeiros para impressão do fotolito, conforme declara o coordenador e editor Renner.


Por Kátia Brito
Da Redação MultiCiência