Vale do São Francisco em imagens

. 10 maio 2008
A beleza natural da caatinga, da fauna e flora do Vale do São Francisco, a diversidade, os monumentos históricos, o transporte fluvial e a forma de vida dos ribeirinhos são retratados em 130 flashs. As imagens fazem parte do livro “Vale do São Francisco, imagens e histórias”, de autoria de Marcos Carvalho, que será lançado hoje (10/05), na Papelaria Oficcium, no River Shopping em Petrolina às 18h.

A obra faz parte do projeto “Cinema no Interior” e tem como meta documentar e exibir as diversas potencialidades naturais, culturais e históricas das principais regiões do Brasil. O projeto visa também divulgar curiosidades e informações pouco exploradas a respeito dos cenários naturais do país e do cotidiano da população.

O projeto iniciou há quatro anos com a realização de pesquisas e visitas na região do Rio São Francisco. O bioma da caatinga e as fontes de vida às margens do rio São Francisco chamaram a atenção do fotográfo Marcos Carvalho.

O fotógrafo se surpreendeu com a diversidade das espécies de plantas e dos animais silvestres da região. Ele esclarece que, no Vale São Franciscano, encontram-se as duas das 10 maiores cavernas do Hemisfério Sul. Segundo o diretor do projeto, a maior gruta do Brasil possui mais de 11 mil metros e se encontra perto do Salitre. “São lugares belíssimos, ricos, pouco visitados e extremamente atrativos com espécies nativas que estão em extinção como ararinha azul, o pica-pau, a onça suçuarana entre outras”, ressalta.

Os textos do livro tiveram a participação de escritores de Juazeiro como Inah Tôrres, Hélio Silva, Josenilton Rodrigues, Euvaldo Aragão, entre outros. A obra foi produzida em três idiomas: português, espanhol e inglês.

Além do Vale do São Francisco, Marcos Carvalho já esteve em Foz do Iguaçu, Pantanal, Rio Grande do Sul e em alguns litorais baianos. Vale a pena conferir!


Por Ana Carla Lima