Ai, que fruta! A melancia e suas múltiplas propriedades alimentares

. 01 agosto 2008

Você sabia que existe uma fruta de casca verde, polpa vermelha ou amarela que auxilia e previne febre, infecções das vias urinárias, e a erisipela – infecção causada por bactérias que provocam dor, febre e manchas na pele? Originária da África, essa fruta tem sementes que são utilizadas como vermífugo, diurético leve e ajudam a desinchar e desintoxicar o organismo. É a fruta ideal para quem quer perder uns quilinhos a mais, pois é antioxidante. Também faz bem ao sangue, auxiliando a eliminar as toxinas. Poucas pessoas sabem, mas se ingerida com mel e limão, ela se torna útil contra resfriados, catarros, excesso de bílis e o gosto amargo da boca.


Essa fruta, geralmente, de porte grande também contém sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro e possui substâncias que retardam o envelhecimento, como o licopeno, presente na polpa vermelha, e o betacaroteno, na polpa amarela, responsável por causar a baixa incidência e a prevenção de cataratas, degeneração muscular e osteortrite, tornando-se um alimento essencial para a população idosa se consumida regularmente. No organismo, essas substâncias se convertem em vitamina A, essencial na formação dos ossos e dentes sendo imprescindível para o desenvolvimento das crianças e o bem-estar dos adultos. Essa fruta que proporciona múltiplos benefícios à saúde e promove a qualidade de vida é bem conhecida de todos nós: trata-se da melancia.

Devido a esses atributos que a tornam uma fruta atrativa para o consumo humano e por apresentar um bom desenvolvimento em áreas secas e solos arenosos, a melancia se tornou objeto de estudo da pesquisa “Avaliação e seleção de híbridos e determinação de manejo adequado para produção de melancia no Vale do São Francisco, visando mercado interno e externo’’, executada no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus III, Juazeiro.

Coordenada pelo professor e doutor em Genética e Melhoramento, Carlos Alberto Aragão, a pesquisa visa obter melhoramento na produção da melancia utilizando a menor quantidade possível de água, a fim de incrementar a renda de médios e pequenos produtores da região. O objetivo é avaliar a espécie de mais adequada à região do Vale do São Francisco no intuito de favorecer o consumo da fruta, apreciada pelas suas propriedades alimentares.

Os experimentos em curso demonstraram resultados satisfatórios em relação ao sabor, produtividade e textura na melancia cultivada pelos produtores locais, o que irá incrementar a produção local trazendo assim mais divisas para a região.


Por Ramon Pimentel
Colaborador MultiCiência

Produção textual produzida no curso “Por uma agenda para a Ciência”, promovido pela Agência MultiCiência.