Doutorado em Educação e Contemporaneidade da UNEB

. 02 agosto 2008


A Universidade do Estado da Bahia conseguiu a aprovação do Doutorado em Educação e Contemporaneidade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).


Este é o primeiro Doutorado da UNEB e apresenta linhas de pesquisa que centralizam a suas investigações em uma abordagem contemporânea da educação, discutindo os desafios e importância para o desenvolvimento social do país e fomentando a reflexão sobre políticas públicas e soluções de problemas educacionais. Entre as propostas centrais do doutorado, destacam-se as temáticas tecnologias educacionais, gestão educacional, sustentabilidade, movimentos sociais, autobiografia e pluriculturalidade.



Antes da aprovação deste Doutorado, a universidade participava de um programa multinstitucional, em parceria com outras universidades baianas. Estima-se que o edital de seleção do doutorado seja lançado ainda neste semestre, e que a primeira turma do curso inicie os estudos em janeiro de 2009.



Estarão disponíveis 12 vagas, distribuídas de acordo com o quadro de professores permanentes do programa. Estão credenciados para o programa os docentes Arnaud Soares, Delcele Mascarenhas, Jaci Maria Menezes, Kátia Maria Mota, Luciene Maria Silva, Maria de Lourdes Ornellas, Nadia Fialho, Ronalda Barreto, Tânia Maria Hetkowski, Wilson Mattos, Yara Dulce Bandeira, Antônio Dias e Elizeu Clementino.


Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) foi aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) em 1998. No ano 2000, a Capes recomendou o curso de mestrado, que foi implantado em 2001. Até então, essa era a única opção de pós-graduação strictu senso da UNEB. Há aproximadamente dois anos, mais seis cursos de mestrado foram implantados na universidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UNEB

Da Redação MultiCiência