CNPq abre inscrições para premiar bolsistas de iniciação científica

. 31 julho 2008
Estão abertas, até o dia 15 de agosto, as inscrições da edição 2008 do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica nas instituições de ensino superior e institutos de pesquisa. O prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) em parceria com o instituto British Council.

Cada premiado receberá R$ 3,6 mil, bolsa de mestrado, passagem aérea e hospedagem para participar da 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Manaus (AM), em 2009. O British Council concederá uma visita a centros de excelência no Reino Unido para o primeiro lugar da área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

Desde o início da década de 50, o CNPq tem incentivado a iniciação científica. Tendo como missão a promoção do desenvolvimento do país não só quanto à produção de pesquisa, mas também ao contribuir na formulação de políticas nacionais de Ciência e Tecnologia, o CNPq preocupou-se em instituir e fortalecer o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Criado em 2003, o Prêmio Destaque do Ano tem o objetivo de premiar bolsistas de iniciação científica do CNPq, que apresentaram relatório final relevante e com qualidade, e as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) que contribuíram para o alcance dos objetivos do Programa.

Acesso ao regulamento no site do Ministério de Ciência e Tecnologia, http://www.mct.gov.br/

Por Paulo Victor.
31/07/08