Arte no Aldeia do Velho Chico em Agosto

. 22 julho 2008

Acontece, de 1 a 16 de agosto, a 4ª edição do Festival de Artes do Vale do São Francisco: Aldeia do Velho Chico, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) / Petrolina. As Aldeias são mostras de arte e cultura que ocorrem em várias unidades do Sesc de todo o país e que envolvem cidades-sedes em um movimento de produção, pensamento e apreciação artística. Atualmente, existem 25 aldeias e, no estado de Pernambuco, a cidade de Petrolina foi escolhida para realizar o festival.


Para o coordenador Jailson Lima, o objetivo do festival é promover o intercâmbio cultural, qualificar a produção local, além de gerar entretenimento de qualidade para o público fomentando o gosto pelas várias expressões artísticas.



Durante o Aldeia, ocorrem o cortejo “Abre Alas para o Velho Chico”, O Vira Arte – OverDoze, com 12 horas de arte sem intervalo, além de sediar espetáculos de mais de 15 companhias do Brasil, oficinas, exposições, palestras e shows.

A abertura do evento acontece na sexta (01/08) com o cortejo Abre Alas pro Velho Chico, que sai às 16h do Sesc até a Orla de Petrolina. Entre as atrações estão o grupo Maracatujaba (Petrolina – PE), Lia de Itamaracá (Recife – PE) e o grupo Samba de Véio da Ilha do Massangano (Petrolina-PE), além de Matingueiros (Petrolina-PE), Petrúcio Amorim (Recife –PE) e Lenine (Recife-PE), atrações trazidas em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco através da EMPETUR – Empresa de Turismo de Pernambuco.
No dia 02/08, a partir das 18h, na orla de Petrolina se apresentam banda Pega Leve, Marciel Melo, Elba Ramalho e o grupo Samba de Véio da Ilha do Massangano, também em parceira com a Empetur.

Para quem desejar conhecer a produção teatral, o circuito Palco Giratório traz atrações com destaque na região Nordeste e no país como a Cia Teatral Turma do Biribinha de Arapiraca – Al se apresenta com o espetáculo O Reencontro de Palhaços na Rua é a Alegria do Sol com a Lua (02/08) A Companhia de Construtores de Histórias de Recife – PE, com a peça O Palhaço Jurema e os Peixinhos Dourados (08/08); A peça O Palhaço e Bailarina do Teatro Circense Andança de Petrópolis - RJ (10/08); e O espetáculo Conceição do Grupo Experimental de Dança de Recife – PE (15/08).

No dia de encerramento (16/08), acontece o ViraArte com as peças Rififi no Picadeiro do grupo a Trupe Ensaia Aqui e Acolá de Recife – PE; A Paixão e a Sina de Mateus e Catirina da Tropa do Balacobaco de Arcoverde – PE e o espetáculo de dança Coreológicas do grupo de dança Acupe de Recife – PE.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Festival Aldeia do Velho Chico