Festival Raiz Remix lança um convite à diversidade cultural

. 26 agosto 2008
Foto Chico Egídio: Matingueiros e a cultura popular



O Vale do São Francisco prepara-se para receber a terceira edição do Festival Raiz e Remix na próxima sexta-feira (29) e 30 (sábado) de agosto, no Parque Municipal Josefa Coelho, em Petrolina. O Festival convida a todos para um encontro com a cultura popular e suas releituras.


O evento reúne em sua programação atrações que vão desde manifestações de raiz como o sambista baiano “Riachão” até as novas tendências da música popular brasileira, como a proposta do “DJ Tudo” que busca misturar a tradição folclórica e música contemporânea.


Segundo o organizador do “Raiz Remix” e produtor cultural Chico Egídio, o evento visa proporcionar um espaço onde as manifestações artísticas tradicionais possam dialogar com as novas tendências musicais e seus desdobramentos. “O festival encontra-se em sua terceira edição consolidado no cenário musical do Vale do São Francisco numa proposta alternativa que possibilita a diversidade cultural”, ressaltou Chico Egídio.


A programação do festival conta com diferentes linguagens artísticas, incluindo Shows, Tenda eletrônica e a Feira Multicultural onde se expõe trabalhos artesanais, de artes plásticas e diversos produtos correlacionados à arte matricial e também ligados à música. Esse ano, a organização do evento prepara duas novidades para o público. A “Tenda Cinematográfica” é a primeira delas, onde haverá exibição de filmes musicais, documentários sobre arte popular, na sua maioria sendo curtas-metragens.


O “/Cordel Fotográfico” é também uma proposta que estréia nesta edição do festival. O espaço deve funcionar a exemplo dos varais fotográficos comuns aos grandes centros urbanos, onde anônimos ou reconhecidos profissionais chegam com suas fotografias e as expõe penduradas em um cordão, numa galeria ao ar livre.


A programação do festival começa na sexta-feira, às 18horas, com Samba de Veio, Riachão, DJ Tudo/Alfredo Belo e Garrafada; e Apocalypse Reggae. No sábado, apresentam-se Marujada. Matingueiros, Chicocorrea e Eletronic Band e Andranjus.
Na tenda eletrônica, estão previstos “Line Up”:; DJs Panzarini, Roberto Rocha, Jagunço Style, Mangue Boy, ChicoCorrea, DJ Tudo e convidados.

Na feira Multicultural, o Centro de Artes Ana das Carrancas, Oficina do Artesão Mestre Quincas, Centro de Artesanato Celestino Gomes expõem peças. Na tenda Cinematográfica, serão exibidos filmes da Programadora Brasil, Seleção do Ministério da Cultura, Acervo do Festival Vale Curtas, Vídeo Clips e diversos outros títulos.

No espaço Cordel Fotográfico, foram convidados Sérgio Sá, Rosemary Gondim, Chico Egídio, Lisandro Carvalho, Cixto Bandeira, Ivan Ferraz, Regina Lima, Leonardo Carvalho, Carlos Laerte, Elton Azevedo e Gustavo Matos.


por Helen Campos Jornalista em Multimeios