Literatura de Cordel como expressão da arte popular

. 07 agosto 2008


O cordel é um estilo
De literatura popular
Nascido em Portugal
No Brasil veio ocupar
Um lugar de destaque
E todo tipo de sotaque
Conseguiu conquistar


Os livretos populares
Incorporados no nordeste
Trouxeram conhecimento
Até mesmo do sudeste
Vendidos em mercados e feiras
Não poupou nem mesmo as freiras
Que moravam lá no leste



Estes versos acima são característicos da literatura de cordel, também conhecido como a versão escrita dos versos populares. Sua origem data dos tempos medievais, na península Ibérica, onde foi denominado cordel por ser exposta em cordões ou barbantes, expressões conhecidas, popularmente, como cordéis.

Nos Séculos XVI e XVII, os livretos foram introduzidos no Brasil, e desde então passaram a fazer parte da cultura do nosso país.

Mais que uma literatura, o cordel é um instrumento de informação e de preservação do folclore, afinal as rimas trazem em suas entrelinhas estórias, contos, lições de vida, lendas, críticas sociais e políticas, além de pessoas e situações que marcaram a história da nação.

As capas são devidamente ilustradas com figuras provenientes das artes manuais conhecidas como Xilogravuras (arte de talhar desenhos em madeira e prensa-los no papel) e Linogravuras (arte de talhar desenhos em borracha e prensa-los no papel).

Hoje, a região nordeste é a única que mantêm viva a circulação desses livretos. No entanto, estes vivem na memória do povo brasileiro que desde o principio encontrou no cordel uma forma de expressar suas angústias, sentimentos e vivências.
Você Sabia?


Com o objetivo de resgatar o cordel foram fundadas academias no Rio de Janeiro-RJ - Academia Brasileira de Literatura de Cordel, e no Crato-CE - Academia Brasileira de Cordel. Nestes espaços, são elaborados livretos mensalmente pelos próprios membros.


As academias são mantidas com financiamento dos próprios estudantes que para ingressarem no espaço devem elaborar um cordel que será avaliado pelos componentes da academia.


Por Elka Kelly