DCH III participa da IV Conferência Brasileira de Midia Cidadã

. 02 setembro 2008

Professores, estudantes e egressos do curso de Comunicação Social habilitação Jornalismo em Multimeios irão participar como expositores de comunicação científica na IV Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, que acontece em Recife nos dias 16 a 18 de outubro.


Promovido pela Cátedra Unesco e o Programa de Pós-Gradução de Comunicação da Universidade Federal de Peranambuco (UFPE), o evento discute as “Pesquisas acadêmicas e experiências da sociedade civil, mercado e Estado na efetivação do direito humano à comunicação”.


Serão expostas 40 comunicações, entre elas “A mulher nordestina como um signo de nordestinidade: análise da representação das identidades nordestinas presentes no filme gabriela (1983)”, produção da professora Carla Paiva e da bolsista de iniciação científica Eneida Trindade. O egresso e jornalista em Multimeios Raphael Leal Rodrigues também irá apresentar “O Projeto Articulação Jovem e o campo educomunicativo para a conquista da cidadania”, resultado da monografia de conclusão de curso defendida em junho deste ano.

Multiciência também participa da Conferência. Com título “A Agência de Notícias Multiciência como promotora da interação entre os saberes científicos e as práticas comunicativas no pólo Juazeiro-Bahia e Petrolina –Pe”, a coordenadora do projeto de extensão e professora do DCH, Andréa Cristiana Santos apresenta as atividades realizadas pela Agência e a sua ação de promoção à divulgação de saberes científicos na região.

A seleção de três comunicações na IV Conferência Brasileira de Mídia Cidadã revela o envolvimento da comunidade acadêmica do Departamento de Ciências Humanas, do Campus III, UNEB em pesquisa e projetos de extensão.

Saiba mais

As Conferências Brasileiras de Mídia Cidadã são uma iniciativa da Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional que visam reunir pesquisadores, militantes dos movimentos sociais, estudantes de comunicação, jornalistas, comunicadores comunitários e demais representantes da sociedade civil para dialogarem sobre o papel dos meios de comunicação.

Esta ação de discussão sobre os meios é indispensável para a concretização de uma sociedade que supere a democracia representativa e construa as bases de uma democracia participativa. Pela primeira vez, a Conferência Brasileira de Mídia Cidadã se realiza na região Nordeste.

Redação MultiCiência