Memórias das Coisas, Recortes de uma História Cultural em Juazeiro-BA (1899-1988)

. 04 setembro 2008

Recortes da realidade provenientes de jornais, cadernos de anotação, revistas, cartazes, fitas cassetes, livros e livretos. São as propostas da 75 Sessão de Comunicação Científica que tem como título Memórias das Coisas, Recortes de uma História Cultural em Juazeiro-BA (1899-1988), que acontece hoje na sala 03, do Departamento de Ciências Humanas (DCH III), da Universidade do Estado da Bahia.

O evento apresenta as atividades dos estudantes no projeto de pesquisa e extensão O Arquivo de Maria Franca Pires: Memória e História Cultural em Pesquisa na região de Juazeiro-BA, coordenado pela professora Odomaria Bandeira Macedo.

A sessão é uma contribuição para construção e difusão da história cultural da cidade de Juazeiro, através dos inventários que conservam uma memória. “A memória de uma época histórica, do modo como as pessoas se vestiam, falavam, um retrato de um momento histórico da cidade de Juazeiro”, afirma Juliana Pires, estudante do 8º período de Comunicação Social e monitora de extensão do projeto.

O diferencial da sessão cientifica é que será apresentada apenas por estudantes. Uma oportunidade para cada pesquisador relatar suas experiências e impulsionar outros discentes à produção científica. O público irá se deparar com diversos temas que constam no legado cultural de Maria Franca Pires. A exemplo da trajetória de Edson Ribeiro e um documentário fotográfico “Juazeiro na Esteira do Tempo", que compara à antiga e a atual Juazeiro, produção de Luís Osete, em um recorte do seu trabalho de documentação historiográfica do arquivo.

Já a monitora Juliana, fará a exposição do caderno pessoal de Maria Franca Pires. O caderno contém oitenta e quatro entrevistas realizadas por Maria Franca Pires, em um período de três meses. Segundo a estudante, Maria fazia entrevista com pessoas ligadas à cultura, à educação, personagens que considerava importante na história de Juazeiro e escrevia tópicos sobre as entrevistas.

Thirza Silva dos Santos, do 4o período de comunicação social, traz recortes de histórias como a entrevista concedida por Paulo Freire a rádio Juazeiro, além dos programas radiofônicos, da década de 80. Entretanto, para a estudante o fato mais relevante, que consta nas fitas cassetes, é a chegada do vapor Beijamim Guimarães ao cais de Juazeiro.

O trabalho do inventário vem sendo desenvolvido pelos bolsistas e voluntários há cerca de dois anos. Um processo que visa catalogar e identificar os documentos, que fazem parte do grande projeto de difusão do acervo de Maria Franca Pires. Um estudo que tem como fonte a memória material da professora e como fundamento teórico autores, como Maria Esther Maciel, Maurice Halbwachs e Henri Bergson. Ao longo desse trajeto, de produção da história cultural de Juazeiro, já foram realizadas duas exposições: uma com fotografias do acervo e outra sobre a publicidade regional.

A Sessão Científica acontece hoje, na sala 03, do DCH III, das 18h às 20h. Uma oportunidade para a sociedade juazeirense conhecer as vertentes do arquivo a partir das pesquisas dos estudantes Elane Silva Moreira, Juliana Pires de Carvalho, Luís Osete Ribeiro de Carvalho, Marcos Sérvan Cadidé Cardoso e Thirza Silva dos Santos.


Por kall Britto