O universo lúdico da obra Historinhas, Pensamento, Poesias e Desenhos

. 04 setembro 2008


Preservação da natureza, defesa da diversidade, respeito às diferenças, amor à vida, valorização da cultura, incentivo à leitura e contextualização da realidade do semi-árido. São as principais questões abordadas pelo livro Historinhas, Pensamento, Poesias e Desenhos, da escritora e estudante Mariana Oliveira, do curso de Pedagogia, do Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).


O projeto se propõe a fomentar, através de textos e ilustrações, a fantasia da criança e, também dos adultos, para que abandonem, por uns instante, o racionalismo e se embriaguem de imaginação. O livro mescla interatividade e dinamismo para fazer o leitor navegar pelo mundo lúdico dos contos.


“Na história a criança pode tudo, pode escrever, por que na imaginação o ser é livre. Eu mesmo busco pensar com a cabeça de uma criança, ler como a criança deseja, como ela quer ouvir uma história. A criança não tem essa coisa do realismo, é bem surreal, afirma Mariana.


Ao longo da obra, a criança poderá interagir com as histórias através da pintura de desenhos, produzidas pelos filhos da escritora, Lucas, 10 anos e Caio, 7 anos. A proposta é permitir a criança trabalhar a questão das cores e da imaginação, por meio de uma caixinha de lápis de cor, que acompanha o livro.


A abordagem dos temas é construida de forma simples. Questões como destruição das matas ciliares, da proteção dos animais e do uso do agrotóxico, serão trabalhadas por meio de personagens como Sapuru, Cobra, Batatinha e Cenorita.Além de retratar as lendas do Vale do São Francisco, através do cordel e da poesia.


São textos curtos que representam a cultura de Juazeiro e Petrolina, como o Nego d’ Água, a serpente da Ilha do Fogo, a Carranca e o casamento de Maria Bonita e Lampião.


“A contação de histórias” se originou há quatro anos, a partir de um trabalho no Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, no Projeto Baú de Leitura. Mariana, na época, ministrava oficinas de arte e educação para os educados e educandos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PET).


De acordo com a escritora, as atividades promoveram uma aproximação com o universo linguístico de autoras como Emir Ribeiro e Ruth Rocha, servindo de inspiração. Mas essa não é a primeira vez, que a escritora dá a sua contribuição. “Eu já lancei um livro de poesias com quatorze anos, Esperança Minha, conta.



A publicação do livro conta com a parceria do projeto de extensão A Hora do Conto, coordenada pela professora Selma Campos, do Departamento de Ciências Humanas (UNEB). Este projeto que tem a participação de Mariana, professores e técnicos da UNEB se propõe a realizar leituras de literatura infantil como fábula, conto, parlenda, história em quadrinhos, entre outros às crianças do bairro São Geraldo.


O lançamento do livro ocorre no dia 12 de setembro, às 17h, no Canto de Tudo, no DCH III, da UNEB. O evento terá ainda a apresentação do teatro-dança “Historinhas e Cirandas, com o Grupo Estrela Mágica e a participação de artistas do teatro e da música juazeirense.


Por Kall Britto