Exposição fotográfica apresenta patrimônio arquitetônico de Juazeiro e Petrolina

. 06 outubro 2008


Cal, Barro & Luz. Este é o título da exposição fotográfica que pretende apresentar à população de Juazeiro e de Petrolina um novo olhar sobre a arquitetura das duas cidades construídas no final do século XIX e inicio do século XX. As fotografias ficarão expostas no Museu do São Francisco, localizado na Praça da Bandeira, em Juazeiro, a partir do dia 8 de outubro.

A exposição é um projeto experimental produzido por Jackelina Kern como Trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação Social/Jornalismo em Multimeios, campus III, UNEB. O projeto surgiu de uma inquietação da autora que sentia a falta de uma memória visual que contemplasse as fachadas das construções, sujeita a modificações, no decorrer dos anos. “Esse patrimônio pode sofrer ainda mais com a modernidade, fato que possa vir a inviabilizar a oportunidade de nossos filhos e netos conhecerem o seu passado”, avalia.

Inicialmente, a intenção de Jackelina era registrar estes objetos e fazer uma pequena exposição dentro da própria universidade. Mas ela explica que, quando se viu envolvida com as fotos, memória de pessoas que conhecem a história das duas cidades, os livros, surgiu a necessidade de transformá-lo em um material educativo com informações históricas. Para tanto, a estudante desenvolveu pesquisou histórico dessas casas junto com historiadores e memorialistas como Evaldo Aragão e Maria Isabel Figueredo (Bebela), entre outros.

A captura das imagens, que incluem também um registro dos casarios de Cabloco, rendeu a Juazeiro e Petrolina um arquivo fotográfico significativo para a história da região. Até o dia 5 de novembro, o público poderá conferir24 belos capítulos desta história, agora, eternizada através da luz da fotografia.


Mais informações: Jackelina Kern
(74) 8819-4176


Por Lívia Orge