Exposição fotográfica “Um olhar sobre o cotidiano da Feira de São Joaquim, Salvador-BA”.

. 14 novembro 2008



Mais do que o congelar de um momento, a arte de fotografar é imbuída de escolhas condicionadas pela subjetividade de quem faz “clic”. Neste ato, podemos registrar fragmentos de fazeres, saberes e tradições de um povo, sua cultura material e imaterial.

A feira-livre, dinâmica por natureza, é um dos espaços onde as culturas populares se expressam com magnitude e fluidez sígnica. Neste aspecto, os produtos e mercadorias comercializadas são de extrema importância para construção identitária da feira.

A de São Joaquim, localizada na área portuária da cidade de Salvador-Ba tem, como peculiaridade, a comercialização majoritária de artigos para práticas religiosas afro-brasileiras.

Sobre estes aspectos, os estudantes da UPE e da UNEB, Antônio Carvalho Jr. e Quercia Oliveira, lançaram o olhar historiográfico e jornalístico, o que resultou na exposição fotográfica Um olhar sobre o cotidiano da Feira de São Joaquim, Salvador-BA. A exposição está exposta hoje e amanhã na 8ª Semana Universitária da UPE – Petrolina.


Nos dias 18 e 23 de novembro, será apresentada no Departamento de Ciências Humanas, UNEB, fazendo parte da Semana sobre a Consciência Negra da instituição.


Composta por 14 fotografias em A3, a exposição conta, ainda, com mostra de músicas relacionadas aos cultos afro-brasileiros e ornamentação que faz referência aos ‘trabalhos’ e ‘despacho’ destes cultos.

Aberta a toda comunidade, a exposição pode ser visitada no corredor do curso de História da UPE – Petrolina, a partir das das 15:30h às 21:30h, na quinta e sexta-feira.

Por Quercia Oliviera