
A galeria terá um caráter fotojornalístico e/ou foto-documental. “O nome de Euvaldo é uma homenagem ao trabalho de destaque que ele realizou em Juazeiro”, diz o coordenador do projeto, Flávio Ciro. “É dele o mais completo panorama fotográfico juazeirense produzido entre os anos de 1975 a 1982”, acrescenta.

Euvaldo Macedo Filho era um fanático criador de imagens. Produziu muitos textos em letras e fotografias. Suas obras resgatam alguns elementos dos costumes de uma época, reconstituindo a memória cultural da região ribeirinha do São Francisco.
O Mural Galeria realizará, ao longo de cada semestre, três exposições de diferentes fotógrafos. A mostra “Cotidianos – uma re-visão do olhar” de Euvaldo Macedo abre a galeria com 24 fotografias, e apresenta instantâneos da realidade de Juazeiro no passado e do seu cotidiano. De acordo com Flavio Ciro, as fotografias de Euvaldo registram pescadores, o rio, a rotina da cidade durante as décadas de 1970 e 1980.

Dando continuidade a programação da galeria, no período de 20 de fevereiro a 11 de março, o mural expõe alguns dos trabalhos do consagrado fotojornalista, Robert Capa. E para fechar o primeiro ciclo do projeto, do dia 12 de maio a 5 de abril a exposição será do fotojornalista Evandro Teixeira.
Por: Luciana Passos
Fotos do acervo de Euvaldo Macedo Filho