Declaração de Amor a Juazeiro

. 15 julho 2009
O que falar de ti ó Juazeiro? Por mais que tente expressar com as minhas pobres palavras, não conseguirei explicar como essa terra é importante para mim. O que posso dizer é que, com as vozes da esperança, tu renovas as forças dos que em ti encontraram um porto seguro. Tua formosura emana da simplicidade das coisas que refletem o calor humano do juazeirense. Sim, tudo aqui colabora para que nos tornemos mais afetivos. As ruas, o calor do sol, a orla dos encontros, a arte e tantas outras coisas são o pretexto de nos achegarmos ao próximo com a doce vontade de ser juazeirense nascido ou adotado com muito amor.

Às vezes me pergunto quantas amizades ou amores nasceram no bate papo alí na orla de Juazeiro. Qual o segredo daquele espaço tão juazeirense de ser? Seriam as águas do velho Chico? Seria a brisa sentida na face dos rostos que ali estão sempre a sorrir? Ou seria a vista para Petrolina? Não. Com certeza, a visão para a cidade vizinha não é a nossa inspiração. Mesmo sendo cidades irmãs, somos diferentes, então, não queremos ter semelhança com nenhum lugar do mundo. Na verdade, nós somos é juazeirense com a marca inconfundível de um povo que tem a orla como um espaço de consolidação do ato de viver em paz e harmonia.

Não posso esquecer de falar da arte que aflora dos nossos poros e dos nossos corações que ritmado de alegria explode nas melodias das músicas. Aliás, de melodias e rimas, nós entendemos bem, porque daqui saiu João Gilberto, Edésio Santos, Ivete Sangalo, Manuca Almeida, Targino Gondim e tantos outros talentos que nos brindam com as suas canções, enriquecendo a nossa arte com o selo made in Juazeiro. Mas a ginga e o talento não se restringem as esses nomes, pois outros artistas estão nas ruas e eles dominam a maravilhosa arte de viver feliz e confiante. Isso mesmo, daqui também saiu seu José, Antônio, Cícero, Manuel, dona Maria, Expedita, Antônia e tantos outros artistas da labuta do dia a dia que fazem desse lugar o único em toda a terra.

Aqui, temos uma paixão especial pelas águas e a nossa prova de amor está no vaporzinho que por muito tempo navegou no Velho Chico e que depois de cumprida a sua jornada escolheu Juazeiro como lugar de descanso e paz. Quem nunca passou sequer uma noite ali, a olhar o simpático vapor, tentando imaginar por quantos lugares viajou ou quantos sonhos carregou aquecido pela fornalha que o movia sobre as águas? Essa é a Juazeiro da pura história e da doce simplicidade em seus detalhes.

Por mais que eu percorra o mundo a fora, jamais esquecerei os dias em que aqui fui feliz. Fui marcado por essa terra e por onde quer que eu vá, poderei lembrar os grandes momentos vividos nessa cidade. Aqui aprendi que as pequenas coisas é que trazem a verdadeira felicidade e constroem em nós uma base concreta para seguir a vida sempre confiante.

Oh terra dos doces frutos! De uma árvore frondosa tu nasceste e foste regada pelas águas do Velho Chico. Com o calor do sol aqueceste e aquece todos os que aqui chegam, pois se é para amar e te fazer ainda mais Juazeiro, que venham e se sintam confortáveis e seguros ao lado de novas amizades testemunhadas pelos céus que cobrem essa tímida, mas - sempre uma amiga cidade - chamada Juazeiro.


João Barbosa